O presidente da Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Costa, admitiu hoje, depois da reunião que aprovou a redução da II Liga para 20 clubes, que existe consenso e paz no futebol português.

Mário Costa confirmou, no final da Assembleia geral, que os clubes, da I e II Liga, aprovaram hoje a redução da II Liga para 20 clubes, a partir de 2017/18 - menos quatro do que se verifica atualmente e menos dois do que sucederá na próxima temporada -, com recurso a um ‘play-off’ em 2016/17.

"A Assembleia geral decorreu com bastante tranquilidade. Estava previsto que os trabalhos decorressem ao longo da tarde, mas houve algum consenso nas decisões e ficou já tudo resolvido. O que demonstra que há paz no futebol português", referiu o presidente no final da reunião.

A redução entra já em vigor a partir desta época, sendo que em 2016/17, a II Liga ainda será disputada por 22 equipas, como já estava previsto.

Na próxima temporada, quatro equipas serão despromovidas diretamente e as 17.ª e 18.ª classificadas terão de lutar pela permanência num ‘play-off’ contra duas equipas do Campeonato de Portugal.

O presidente da Assembleia geral da Liga esclareceu ainda que "esta situação é transitória e acontecerá, excecionalmente, na próxima época de forma a estabilizar o número de equipas na prova".

Nas épocas seguintes, a II Liga regressa ao esquema que prevê a descida de duas equipas e a promoção de outras duas do primeiro escalão não profissional.