O Sindicato dos Jornalistas reagiu esta terça-feira à agressão de um repórter de imagem da Sport TV e condenou o clima de intimidação criado nas imediações do Estádio do Dragão durante a Assembleia-Geral do FC Porto.

Num curto comunicado publicado no portal oficial, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena a agressão ao repórter de imagem da Sport TV presente no local, e lamentou que um profissional de comunicação fosse impedido de fazer o seu trabalho. O SJ exigiu ainda que fossem apuradas responsabilidades uma vez que considerou inadmíssivel as "ameaças dirigidas aos jornalistas que estavam a fazer o seu trabalho".

"Além de configurar um crime, o recurso à violência, física e verbal, representa, nestas situações, uma clara tentativa de condicionamento da actividade jornalística, o que coloca em causa a liberdade de imprensa e, em último caso, o direito a uma informação transparente e independente", pode ler-se no comunicado do Sindicato dos Jornalistas.

O Sindicado dos Jornalistas lamenta ainda que, "determinadas declarações de dirigentes desportivos que acabam por prejudicar o relacionamento entre adeptos e comunicação social", e que, "foi o que aconteceu esta segunda-feira, durante a Assembleia-Geral do FC Porto, quando o presidente do clube, Pinto da Costa, teceu duras críticas à imprensa, momentos antes dos episódios de insultos e agressões que se verificaram no exterior do estádio".

A terminar, o Sindicato dos Jornalistas mostrou-se ainda solidário com os jornalistas visados e encorajou-os a avançar com queixas junto da polícia.

Recorde-se que no final da Assembleia-Geral do FC Porto, um grupo de adeptos do clube procurou intimidar os jornalistas presentes no Estádio do Dragão, tendo agredido efectivamente o repórter de imagem da Sport TV.