O capitão do Vitória de Setúbal, Frederico Venâncio, assegurou hoje que a equipa vai "fazer tudo" para vencer o FC Porto, no sábado, e retomar os triunfos após três derrotas consecutivas e sete jogos sem ganhar na I Liga portuguesa de futebol.

"É verdade que não temos vindo a conseguir bons resultados, mas cada jogo tem a sua história. Não atravessamos um bom momento e queremos dar a volta à situação, ganhando esta partida ao FC Porto", afiançou o defesa central, em conferência de imprensa, de antevisão do jogo da 27.ª jornada.

Questionado sobre o adversário, o defesa referiu que também os ‘dragões’ não estão a atravessar um bom momento, apesar de reconhecer a qualidade do FC Porto, que não perde no Bonfim desde 1983 e que venceu nas últimas 16 deslocações a Setúbal, em ambos os casos em jogos do campeonato. "Também estão numa má fase, mas trata-se do FC Porto, que é sempre muito forte e um candidato ao título. Têm uma grande equipa e bons jogadores. Sabemos que a tarefa não vai ser fácil, mas vamos dar o nosso melhor para contrariar a qualidade que têm", prometeu.

Em relação ao favoritismo para a partida no Estádio do Bonfim, Frederico Venâncio escusa-se a atribui-lo ao oponente. "Normalmente, as equipas ‘grandes’ são favoritas, mas a teoria pode não se aplicar na prática. A equipa que for melhor durante os 90 minutos, certamente, conseguirá a vitória. Vamos fazer tudo para sermos nós", vincou.

Depois de terem terminado a primeira volta do campeonato na quinta posição, o central encara com normalidade a baixa de rendimento da equipa, que já não vence na prova há sete jogos. "É uma situação normal que acontece em todos os campeonatos. Na mudança da primeira para a segunda volta há equipas que quebram um pouco devido à saída e entrada de novos jogadores. Demora um bocado a encontrar o equilíbrio, foi o que nos aconteceu. Temos trabalhado bastante e continuamos unidos para dar a volta à situação", disse.

Um dos jogadores que deixou o Vitória de Setúbal em janeiro foi o avançado coreano Suk, que agora está ao serviço do FC Porto. Sobre o reencontro com o ex-colega, Frederico Venâncio antevê uma noite sem descanso.

"Não vai ser fácil. É um grande jogador e vai criar-nos dificuldades. Estivemos aqui juntos e conhecemos as características um do outro. Vai ser engraçado defrontá-lo. Vou tentar anular os seus pontos fortes. É um jogador de grande qualidade e, por isso, está no FC Porto, não posso esperar facilidades", vaticinou.

Sem vencerem o FC Porto em Setúbal desde 1982/83, época em que triunfaram por 3-1, os sadinos vêm esse facto como mais um alento para superarem os ‘dragões’.

"Nos últimos anos, o Vitória não tem conseguido ganhar ao FC Porto. Esse facto é uma motivação para nós. Temos qualidade e vamos tentar quebrar esse registo", considerou.

O treinador Quim Machado tem três ‘baixas’ para o duelo com o FC Porto. Além do guarda-redes Ricardo, que não pode atuar por estar cedido ao Vitória de Setúbal pelos ‘azuis e brancos’, o defesa Nuno Pinto (castigado) e o guardião Diego (lesionado) ficam de fora das opções do técnico.

O Vitória de Setúbal, 13.º classificado, com 28 pontos, defronta o FC Porto, terceiro, com 58, pelas 20:45 de sábado no Estádio do Bonfim, em Setúbal. A arbitragem estará a cargo de Manuel Mota, da associação de Braga.