O Estádio José Alvalade encheu-se esta tarde com mais de 46 mil espectadores para empurrar a equipa do Sporting novamente para a liderança provisória da Liga. O triunfo final sobre o Arouca, por 5-1, espelha bem a determinação da equipa de Jorge Jesus, bem como do sonho que vive entre os adeptos leoninos. A goleada deixa a pressão agora do lado do Benfica, que só entra amanhã em ação diante do Boavista.

Para este desafio, Jorge Jesus até foi obrigado a ‘inventar’ uma alternativa a lateral esquerdo, com Bruno César a ser o eleito perante as ausências de Jefferson (lesão) e Zeegelaar (castigo). Paralelamente, do outro lado estava uma equipa em ascensão e com uma defesa férrea nos últimos encontros. Porém, Bracalli hoje não teve mãos a medir para o ataque leonino.

Perante o complicado Arouca, comandado por Lito Vidigal, os leões começaram rapidamente a resolver as esperadas dificuldades com dois golos no espaço de cinco minutos (15’ e 19’), da autoria de Teo Gutiérrez e João Mário. O avançado colombiano regressou finalmente aos golos, ao encostar na sequência de um pontapé de canto, enquanto o médio português finalizou à entrada da área uma boa jogada do ataque leonino.

Tudo parecia simples para os leões, pois as tentativas de reação dos arouquenses não tinham a eficácia necessária para bater Rui Patrício, ao passo que a formação de Jorge Jesus apresentava uma pontaria demolidora. No entanto, não era só a eficácia, pois a atuação dos leões foi de gala, baralhando por completo os arouquenses, que nunca se encontraram em campo na primeira parte.

O triunfo já parecia bem encaminhado para o Sporting, mas João Mário, aos 33’, voltou a marcar, com um belo remate em arco após uma assistência de Adrien. O ponto final desta primeira parte foi dado novamente por Teo Gutiérrez, aos 45’, com um golo ‘tirado a papel químico’ do seu primeiro tento.

Assim, com 4-0 ao intervalo, os leões já sabiam que iriam dormir esta noite na liderança da Liga e não havia nada que o Arouca pudesse fazer no segundo tempo.

A vantagem permitiu à formação de Jorge Jesus levantar um pouco o pé do acelerador, mas não em demasia. A equipa continuava ‘ligada’ no jogo, com acelerações e desmarcações constantes. No entanto, o discurso de Lito Vidigal ao intervalo serviu não só para moralizar as suas tropas, mas também para conseguir devolver-lhes a organização defensiva. Deste modo, a defesa dos forasteiros conseguiu resistir um pouco melhor aos leões.

Porém, as contas do jogo ainda não estavam fechadas, uma vez que Bryan Ruiz elevou para 5-0 aos 60 minutos. Jorge Jesus optou então por rodar a equipa, lançando Barcos, Gelson e Aquilani. O Arouca não se rendeu e ainda conseguiu o seu golo de honra, por intermédio de Gêgê, aos 67’.

Com esta goleada de mão cheia, o Sporting volta a agarrar a liderança provisória da Liga.