A Federação de Luta da Rússia (FLR) anunciou hoje que várias dezenas de lutadores russos acusaram positivo de consumo de meldonium, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (AMA).

“É uma epidemia de proporções catastróficas. Desde 1952, nem um só caso e num dia, várias dezenas. Esta situação mancha a reputação impecável da luta russa”, afirmou o presidente da FLR, Mijaíl Mamiashvili.

O responsável da FLR adiantou que a federação procurará demonstrar a inocência dos desportistas, mas admitiu que possam não haver lutadores russos nos Jogos Olímpicos Rio2016.

Na segunda-feira, a Federação Russa de Atletismo (Araf) anunciou também que quatro atletas acusaram consumo de meldonium, após controles efetuados em competições realizadas em fevereiro no país.

Vários desportistas russos reconheceram já terem sido controlados positivamente por meldonium, com destaque para a antiga número um mundial de ténis Maria Sharapova.

O ministro dos Desportos russo, Vitali Moutko, assegurou que o escândalo de meldonium não terá influência na preparação dos atletas do país para os Jogos Olímpicos Rio2016, em agosto.

A Rússia foi suspensa em novembro do ano passado, a título provisório, de todas as competições internacionais de atletismo, por suspeitas de “doping organizado” em grande escala no país.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, criticou as autoridades desportivas do seu país por terem reagido tarde à inclusão do meldonium na lista de substâncias dopantes e acusou-as de terem inventado “conspirações” para justificar o seu falhanço.

No entanto, a AMA decidiu proibi-lo a 01 de janeiro deste ano, após receber dados alarmantes que confirmavam o seu uso recorrente por parte de desportistas profissionais nos países resultantes do desmembramento da União Soviética.