O defesa central uruguaio emprestado ao Sporting falou sobre a experiência que está a ter em Alvalade, e não poupou nos elogios ao líder da equipa de futebol leonina: Jorge Jesus. Em entrevista ao jornal Record, Sebastián Coates contou como foram as primeiras conversas com Jorge Jesus e a impressão com que ficou dos métodos de trabalho do técnico português.

"A minha relação com Jorge Jesus tem sido muito boa. Quando cheguei ao Sporting, ele disse-me imediatamente tudo o que ele pensava e tudo aquilo que ele pretendia que eu fizesse. Explicou-me o seu método de trabalho na defesa e aquilo que pretendia de mim. Ele disse-o em várias conferências de imprensa: a questão da minha estatura, ter mais eficácia no jogo aéreo... Para mim isso foi importante porque assim soube logo tudo aquilo que o treinador pretendia de mim", afirmou Coates ao referido diário desportivo.

Questionado sobre o método de trabalho de Jorge Jesus, Coates referiu a intensidade nos treinos como um aspecto que lhe agrada.

"Gosto muito da forma de trabalhar de Jorge Jesus. Todos os treinos são de alta intensidade, todos os treinos tens de vir preparado para estar bem e isso ajuda-me a melhorar, ajuda o grupo e permite-nos estar sempre focados", revelou o central uruguaio.

Quando questionado sobre se Jorge Jesus poderia fazer de Coates um dos melhores defesas centrais a nível mundial, o jogador do Sporting disse por entre risos que sim, e que trabalha todos os dias para isso.

"Oxalá que sim! [risos] É como te digo: o dia a dia que se vive aqui é aquilo que permite potenciar as qualidades dos jogadores. Ele exige constantemente intensidade e alto nível de jogo. Isso depois transmite-se nos jogos. Durante 1 ou 2 anos estive a treinar-me de uma forma, e cheguei ao Sporting e encontrei um estilo completamente diferente. Não só pelo sistema tático, mas também devido às ideias de jogo do treinador. Se queria ser uma opção válida, tinha de adaptar-me o mais rapidamente possível. Jesus tem uma forma específica de estruturar o jogo.

"Por exemplo, no Sunderland a ideia era defender num bloco mais baixo e, sempre que possível, bater a bola para os corredores ofensivos ou até mesmo para o centro do ataque. No Sporting não é assim. Fazemos pressão alta e o objetivo é sair sempre a jogar. Sinto-me com mais confiança e mais tranquilo quando posso sair com a bola dominada. Com Jorge Jesus o futebol é mais ‘científico’. Gosto muito disso", acrescentou Coates.