O FC Porto perdeu em casa com o Tondela por 1-0, em jogo da 28ª jornada da I Liga. O único golo da partida foi apontado por Luís Alberto aos 59 minutos, em mais uma exibição muito pobre da equipa de José Peseiro. Os "dragões" ficam a nove pontos do Benfica e podem ficar a sete do Sporting. O título é uma miragem e o segundo lugar está comprometido. No final, os 16217 espetadores que estiveram no Dragão "brindaram" a equipa com uma monumental assobiadela, mostrando inclusive lenços brancos para José Peseiro.

A entrada do FC Porto em jogo fazia prever uma grande exibição da equipa de José Peseiro. Muito pressionante e dinânico, os azuis-e-brancos criaram muito perigo junto da baliza de Clâudio Ramos nos primeiros minutos. Maxi rematou forte ao primeiro minuto. Aos quatro, Aboubakar pediu penálti de Kaká que saltou nas costas do camaronês. Aos 14 foi Maxi a ficar perto do golo outra vez após grande trabalho de Corona.

O Tondela foi sacundindo a pressão aos poucos, foi subindo no terreno e criando perigo junto à baliza de Casillas. Os velozes Nathan Júnior e Romário Baldé mantinham a defesa portista em sentido, até porque quando atacava, a equipa de Petit subia sempre com muitos jogadores.

Mas mesmo sem deslumbrar, era o FC Porto quem tinha as melhores oportunidades. E até ao intervalo foram duas claras, ambas por Aboubakar, mas o camaronês continua com a sua relação complicada com o golo, ao desperdiçar as duas oportunidaes.

No segundo tempo esperava-se outra entrada forte da equipa de Peseiro mas quem regressou melhor foi ...o Tondela. Nos primeiros 15 minutos o Tondela esteve perto do golo em duas ocasiões, uma por Nathan Júnior num remate à entrada da área, e outra por Luís Alberto.

O médio, que já tinha marcado ao Sporting na primeira jornada, voltou a mostrar a sua apetência para marcar aos grandes. Recebeu uma bola na zona central e, perante a passividade dos médios do FC Porto, ajeitou a bola e colcou-a no ângulo superior direito da baliza de Casillas, fazendo um golaço. Era o oitavo jogo seguido do Tondela a marcar fora de portas.

Imediatamente Peseiro lançou Suk para o jogo, tirando o apagado Sérgio Oliveira. E minutos depois apostou em Varela para lateral direito, retirando Layún de jogo.

O FC Porto carregou sobre a defensiva do Tondela mas nem sempre com lucidez que se exigia. E das poucas vezes que conseguiu criar situação de golo, não aproveitou, tal como tinha acontecido no primeiro tempo. No minuto 63 por exemplo, viu Suk desviar por cima um centro de Aboubakar. No mesmo minuto, Cláudio Ramos negou o golo a Corona com uma grande defesa, num lance em que Brahimi aparecia sozinho só para encostar. Depois de novo falhanço de Indi aos 77, Cláudio Ramos voltou a brilhar ao negar o golo Suk aos 83 e Aboubakar aos 90 com duas grandes defesas.

O Tondela, que já tinha reforçado a sua defesa, podia ter marcado perto do fim, num contra-ataque de três para um mas Danilo intercetou o passe de Doly Menga e evitou males maiores.

As mexidas de Peseiro não trouxeram nada ao jogo do FC Porto e a saída de Brahimi para a entrada de Marega foi muito assobiada, numa altura em que muitos dos 16217 espetadores já tinham deixado o Dragão.

Em mais uma exibição pobre, o FC Porto volta a perder no Dragão e diz adeus ao título. Os "dragões" estão a nove pontos do Benfica e podem ficar a sete do Sporting caso os "leões" derrotem o Belenenses. A equipa de José Peseiro mantém os 61 pontos, já Tondela chega aos 17 mas mantém-se no fundo da tabela.