José Peseiro assumiu o comando técnico do FC Porto no início do ano com o objetivo de conduzir aos "dragões" aos títulos mas a verdade é que não tem feito melhor que o seu antecessor.

Ao perder em casa com o Tondela esta segunda-feira, os azuis-e-brancos comprometeram, e de que maneira, a luta pelo título e mesmo o segundo lugar parece uma miragem. Os "dragões" estão a nove pontos do líder Benfica e a sete do Sporting, quando faltam seis jornadas para o final da prova.

Analisando a prestação do FC Porto com Peseiro ao leme, é possível verificar que o antigo treinador do Sporting tem feito pior que Lopetegui na Liga. Nos dez jogos que leva no campeonato, Peseiro soma sete vitórias, zero empates e três derrotas, num total de 21 pontos, o que dá uma média de 2,1 pontos por jogo.

Ora esse registo é pior do que que tinha Julen Lopetegui. O espanhol, afastado após o empate em casa com o Rio Ave, tinha conseguido 37 pontos (onze vitórias, quatro empates e uma derrota) em 16 jornadas, o que dá uma média de 2,31 pontos por partida.

Entre a saída de Lopetegui e a entrada de Peseiro, Rui Barros orientou o FC Porto em dois jogos, tendo perdido um (0-1 frente ao V. Guimarães) e vencido outro (5-0 ao Boavista).

Todas as mudanças feitas na equipa depois de janeiro não surtiram efeito. Os "dragões" deixaram sair jogadores como Imbula, Tello, Maicon, Igor Lichnovsky, tendo contratado Marega e Suk. A equipa ficou com apenas dois centrais de raiz, pelo que o miúdo Chidozie teve de ser promovido da equipa B para a principal, sendo ele quem tem feito a maior parte dos jogos face as lesões e castigos de Martins Indi e Marcano.

O FC Porto entrou em 2016 afastado da Liga dos Campeões (tinha de fazer um ponto nos últimos dois jogos mas perdeu em casa com Dínamo Kiev e fora com o Chelsea) mas era líder do campeonato com mais um ponto que o Sporting.

Mas depois tudo mudou. A derrota frente aos "leões" em Alvalade deixou a formação azul-e-branca a dois pontos da liderança. A desvantagem foi aumentada na 16ª ronda com o empate em casa frente ao Rio Ave, que levou a saída de Lopetegui.

O basco deixou a equipa com os mesmos pontos do Benfica e a quatro do Sporting mas, de lá para cá, o FC Porto só piorou. Desde o início do ano os "dragões" sofreram nove derrotas, empataram um e ganharam onze em todas as provas, num total de 22 jogos. Pelo meio foram afastados da Liga Europa com duas derrotas ante o Borussia Dortmund e na Taça da Liga perderam todos os jogos da fase de grupos (um em 2015 e dois em 2016, com Marítimo, Feirense e Famalicão).

Quando Lopetegui saiu, o FC Porto era segundo com os mesmos pontos do Benfica e estava a quatro do Sporting. Nesta altura os azuis-e-brancos estão a nove pontos dos "encarnados" e a sete dos "leões", quando faltam seis jornadas para o fim.

Até ao final da época, o FC Porto tem a final da Taça de Portugal com o SC Braga, equipa que derrotou os "dragões" por 3-1 na Pedreira, depois de um 0-0 no Dragão.

*Artigo corrigido

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.