O Benfica goleou o SC Braga (5-1), Jorge Jesus avisou a sua equipa que não podia escorregar, e os jogadores responderam com uma vitória, cinco golos marcados, e uns tantos ficaram por marcar. A emoção continua na luta pelo título e os adeptos agradecem.

Parece simples e, neste caso, esta segunda-feira até foi. O Sporting sabia o que queria, e de pronto o leão mostrou as garras e foi trucidando o Belenenses, que só a muito custo conseguiu respirar e mostrar o que pode e sabe fazer.

O ataque leonino tinha brindado o Arouca com cinco golos e hoje deu mais uma lição de ataque com o Slimani do costume, e Teo Gutiérrez a subir a olhos vistos, desde que fez as pazes com os adeptos.

O primeiro golo do jogo aconteceu aos 23 minutos, mas podia ter sido bem mais cedo. Até então já o Sporting tinha tido quatro oportunidades, sendo o escorregão de William (16’) de baliza aberta o mais perigoso. Abertura de Adrien para a esquerda, Slimani recebeu, tirou Gonçalo Silva do caminho e remate para o fundo das redes (23’, 1-0).

Mais uns minutos e Bryan Ruiz foi derrubado por Tiago Almeida na área. O argelino agarrou na bola, ajeitou-a na marca de penalti e rematou colocado para 2-0 (vigésimo golo no campeonato).

Parecia tudo simples diante este futebol rendilhado dos leões, e um Belenenses algo desorientado que tapava de um lado, destapava do outro. Parecia pequeno para um relvado que o Sporting usava a toda a largura.

Julio Velazquez não podia estar satisfeito e com o intervalo vieram as substituições. Saídas de Tiago Almeida e Tiago Caeiro para as entradas de Tiago Silva e Juanto. Mudava-se algo na formação do Restelo, mas nada no jogo. O Sporting não queria apenas conservar a vantagem, queria alargá-la.

Nove minutos e mais um golo. Alívio de Gonçalo Brandão para a entrada da área, e Adrien apareceu a rematar para o 3-0.

Slimani já tinha brilhado, Teo Gutiérrez não lhe quis ficar atrás. O colombiano já tinha contribuído com várias combinações, mas depois quis fazê-lo com golos.

Primeiro aproveitou as dificuldades do Belenenses em tirar uma bola da área, para se apoderar dela e fazer o 4-0. Ficam dúvidas na sua posição. E depois aproveitou um cruzamento do recém-entrado Mané para aparecer ao segundo poste para o quinto do Sporting, o segundo na sua conta pessoal.

Atenção que o Belenenses, pelo meio, já tinha reduzido por Bakic numa clara resposta de quem queria dar sinais de vida.

O 5-1 espelhava bem as diferenças que as duas equipas apresentaram ao longo dos 90 minutos. Mas Tiago Silva ainda teve tempo para minimizar os estragos já perto dos 90’ num golo de orgulho ferido.

O Sporting venceu, deu uma resposta à altura das circunstâncias, e mostrou que o Benfica vai continuar a ter uma sombra a pairar à distância de dois pontos. A emoção continua na luta pelo título e os adeptos agradecem.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.