Com a derrota em casa frente ao Tondela, na receção ao último classificado, neste momento, à 28ª jornada da I Liga, o FC Porto soma a quinta pior pontuação do século. Os azuis-e-brancos conquistaram 19 vitórias e quatro empates, que prefazem 61 pontos.

Numa análise do jornal A Bola, os “dragões” até chegaram a ser líderes com uma pontuação apenas ligeiramente superior – 63 pontos em 2005/06, no entanto, esta temporada em relação aos rivais, a diferença é elucidativa, com sete e nove pontos de desvantagem para “águias” e “leões”, respetivamente.

Só em casa, o clube mais representativo da Invicta desperdiçou 10 pontos, com dois empates (Rio Ave e SC Braga) e duas derrotas (Tondela e Arouca).

Pior em termos de pontos, só mesmo em quatro temporadas neste século: Em 2004/05, na ressaca na vitória da Champions um ano antes. Menos dois pontos em 2001/02, menos 10 do que em 2000/01 e em 2013/14. Todas essas épocas terminaram como é natural na não conquista do título português.

Em casa, naquele que foi durante muitos anos o bastião portista, o FC Porto marcou apenas 26 golos, um número inferior a Benfica (45 golos), SC Braga (34 golos) e Sporting (29 golos) . Ou seja, a equipa azul-e-branca é apenas a quarta mais concretizadora em casa.

Já fora de portas, os "dragões" são o terceiro ataque mais eficaz. Desta feita, o Sporting lidera com 32 golos fora, seguido pelo Benfica com 31 e o FC Porto com 27.