O árbitro João Capela foi nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para o jogo entre a Académica e o Benfica, uma decisão que já mereceu o repúdio e as críticas de Octávio Machado.

Em declarações à Sporting TV, o diretor para o futebol do Sporting vincou o registo positivo dos encarnados com este juiz e visou sobretudo os critérios de Vítor Pereira, líder do Conselho de Arbitragem.

"Para agudizar, para lançar ainda maior nível de perturbação no seio da arbitragem e do futebol, vem a nomeação do João Capela. Só lembra ao Vítor Pereira... Está a colocar o árbitro numa posição difícil, lançando-o às feras. Todos os comentadores ficaram estupefactos depois das nomeações. Como era possível esta nomeação? Mas dá conforto a um clube, pois é um árbitro que faz 14 jogos desse clube e lhes dá 13 vitórias e um empate, com o adversário a não marcar um golo. É a nomeação ideal depois do desgaste de uma competição europeia, onde conseguiram um bom resultado para uma equipa portuguesa. É o melhor. É aqui que o Vítor Pereira deixou cair a máscara; demonstrou, com esta nomeação, que o Fernando Gomes pecou por tardio por não o ter afastado mais cedo", declarou o dirigente dos leões.

Octávio Machado prosseguiu o seu discurso crítico para com Vítor Pereira e considerou que este vai sair do organismo pela "porta mais pequena possível". "Vai manchar os árbitros... Deixa a quem lhe vai suceder uma tarefa enorme. Estou solidário com todos eles, a quem o Vítor Pereira tem feito maldades, pela gestão e critério das nomeações. Espero que os árbitros sejam felizes e capazes de boas atuações para sair desta armadilha em que o Vítor Pereira os colocou", rematou.