Com o renascido Téo Gutiérrez e a veia de matador de Islam Slimani, o Sporting recebeu e venceu o Marítimo por 3-1, em jogo da 29ª jornada da I Liga. William Carvalho fez o outro tento dos "leões", tendo Ghazaryan marcado para os madeirenses. Os "leões" mantém assim a distância para o líder Benfica, que venceu em Coimbra a Académica por 2-1.

Os 44230 espetadores que se deslocaram a Alvalade deram por bem empregue o seu tempo e dinheiro, já que viram a equipa vencer e ficar dois pontos do líder. Apesar de o Sporting não ter feito uma primeira parte brilhante, foi quem mais procurou o golo. Golo esse que só chegaria aos 42 minutos, num remate de Téo que ainda desviou em João Diogo. O colombiano marcou cinco golos nos últimos três jogo e já leva 12 golos esta temporada em 26 partidas.
Antes, Bryan Ruiz tinha desperdiçado de cabeça uma soberana oportunidade. Numa altura em que a época caminha para o seu fim, pede-se mais pragmatismo e menos nota artística, como reconheceu o próprio Jesus.

"Fomos uma equipa muito objetiva e consciente do que é estar a jogar nesta ponta final. Sabemos que não podemos errar, essa situação dá alguma ansiedade a todos os jogadores, mas também nesse aspeto estivemos muito bem", disse o técnico em conferência de imprensa.

Mesmo com os problemas que teve durante a semana, com jogadores envolvidos em confrontos físicos num dos treinos, Nelo Vingada apresentou uma equipa organizada, destemida, que chegou com alguma facilidade à área do Sporting no primeiro tempo. E só não marcou porque Edgar Costa falhou um golo certo e Rui Patrício negou outro a João Diogo. Nelo Vingada gostou do que viu, como deu conta na conferência de imprensa.

"Cumprimos praticamente tudo o que foi pensado para o jogo durante a primeira parte, com a exceção do golo do Sporting, com alguma sorte para eles. Estou convencido de que, se tivéssemos segurado o empate até ao intervalo, o Sporting teria mais dificuldades. O Marítimo obrigou o Sporting a jogar para trás em alguns momentos na primeira parte, tivemos cantos e demos uma boa imagem daquilo que vale o Marítimo. Acredito que o Marítimo da primeira parte é o verdadeiro Marítimo", notou o técnico maritimista.

No segundo tempo os verde-rubros foram perdendo gás, pelo que o Sporting aproveitou para criar várias oportunidades. William fez o 2-0 logo no início do segundo tempo, Slimani aumentou a meio da segunda parte para, pouco depois, Ghazaryan reduziur e colocar alguma justiça no marcador, como reconheceram os técnicos. O argelino voltou aos golos em Alvalade, três meses depois.

Com esta vitória o Sporting mantém-se a dois pontos do Benfica quando faltam disputar cinco jornadas. Os "leões" garantiram matematicamente a presença nas eliminatórias de acesso à Liga dos Campeões. Faltam sete pontos para o acesso direto.

Destaques

Téo está a atravessar um bom momento, não só pelos golos que marca mas pela forma como ataca cada bola. O colombiano parece renascido e, com Slimani ao lado, muito dificilmente o Sporting não fará golos. Téo marcou cinco golos nos últimos três jogos e já 12 golos esta temporada em 26 jogos. O seu entendimento com Slimani está cada vez mais refinado, sendo que os dois são responsáveis por 40 por cento dos golos dos "leões" esta época (Teo Gutiérrez tem 12 e Islam Slimani 27).

João Mário também esteve em evidência, tal como Bryan Ruiz e William Carvalho, autor de um dos golos. Do lado do Marítimo, destaque para a boa exibição de Salin na baliza e João Diogo no lado direito.

Curiosidades

Jorge Jesus igualou o número de vitória de Marco Silva (31) pelo Sporting numa temporada. Ainda faltam 5 jogos.

O Sporting chegou aos 64 golos em 29 jornadas no campeonato. É o melhor registo do clube nos últimos 31 anos. Marcou 15 golos nos últimos quatro jogos (média de 3,75 golos/jogo) mas sofre golos há cinco jogos consecutivos ( pior registo desde dezembro 2015).

O Marítimo sofreu o 60.º golo esta temporada. Para a Liga, soma 54 golos sofridos, é a pior defesa do campeonato.

Alvalade registou a quarta melhor enchente da época. Melhor, só as casas registadas nas receções ao Arouca (46.014), ao FC Porto (49.382) e ao Benfica, com 49.699 espectadores.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.