Os testes para a implementação do vídeo árbitro podem vir a ser feitos em Portugal, disse hoje à agência Lusa fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Na sequência da reunião tida com o International Board (IFAB), em Londres, com as federações e ligas interessadas em testar esta nova tecnologia, a FPF ficou integrada no grupo de estudo, tendo a possibilidade de vir a acolher testes.

Sem que ainda estejam definidos quais os países e competições que vão receber estes testes, ficou ainda decidido que o processo vai decorrer em duas fases, a primeira na época 2016/17, em jogos oficiais e sem divulgação pública, e a segunda em 2017/18, já de forma experimental e pública.

Em março, o IFAB, entidade que regula as leis no futebol, aprovou a título experimental o recurso às imagens vídeo nas arbitragens dos jogos.

O período experimental decorrerá durante os próximos dois anos, “o mais tardar na época 2017/2018”, para, segundo o comunicado do IFAB, “identificar as vantagens, desvantagens e os piores cenários”.

Após o aval à tecnologia de linha de golo, em 2012, o ‘guardião’ das leis do futebol voltou a abrir as portas a outras tecnologias para auxílio do trabalho dos árbitros.