O Sporting procura hoje ascender à liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol na visita ao Moreirense, em jogo da 30.ª jornada, dois dias antes de o Benfica, primeiro classificado, receber o Vitória de Setúbal.

Os ‘leões’, segundos colocados com 71 pontos, menos dois do que as ‘águias’, podem pressionar os rivais, caso vençam em Moreira de Cónegos, no encontro marcado para as 20:45 e que vai ser arbitrado por Bruno Paixão, da Associação de Setúbal.

Pela frente, o Sporting, que soma por vitórias os últimos quatro encontros na competição, vai deparar-se com o Moreirense, 14.º classificado com 29 pontos e que não vence há cinco jogos (quatro empates e uma derrota), sendo que o último triunfo caseiro remonta a 20 de dezembro de 2015 (2-0 diante do Nacional, na 14.ª jornada).

Antes, a partir das 16:15, defrontam-se os emblemas mais bem colocados na ‘luta’ pelo quinto lugar, Arouca e Rio Ave, que somam os mesmos 45 pontos, num encontro que vai ser dirigido por Manuel Mota, da associação de Braga.

O Estoril-Praia, um dos outros pretendentes a uma vaga europeia e que ocupa o oitavo lugar com 39 pontos, recebe o ‘aflito’ Boavista, 15.º com 26, num embate agendado para as 18:30 e que vai ser apitado por João Pinheiro, também da estrutura de Braga.

Os ‘canarinhos’ podem aproveitar o duelo de Arouca para se aproximarem da classificação europeia, enquanto os ‘boavisteiros’ ambicionam esquivar-se da zona de despromoção, atualmente ocupada por Académica e Tondela, com 23 e 20 pontos, respetivamente.

A 30.ª ronda encerra na segunda-feira, com a receção do bicampeão e líder Benfica ao Vitória de Setúbal, pouco depois de o Sporting de Braga receber o Tondela, enquanto o FC Porto, terceiro classificado, recebe o Nacional, no sábado.