O Benfica recebeu e venceu esta noite o Vitória de Setúbal, por 2-1, no jogo que fechou a 30ª jornada da Liga. Os encarnados estiveram a perder, mas conseguiram dar a volta e recuperaram a liderança.

Numa partida para a qual a formação de Rui Vitória surgia obrigada a ganhar para recuperar o primeiro lugar, depois de o Sporting ter triunfado em Moreira de Cónegos, os encarnados entraram da pior maneira no jogo, sofrendo um golo logo aos 11 segundos. A primeira jogada de ataque desenhada pelos sadinos resultou na perfeição, aproveitando a passividade do Benfica na defesa e com André Claro a rematar para o 0-1 no coração da área.

Estavam criadas as dificuldades 'extra' para o Benfica em mais uma 'final', como o seu técnico Rui Vitória designou todos os jogos até ao fim do campeonato. Porém, os adeptos encarnados na Luz não acusaram o golpe e redobraram os cânticos de apoio à equipa, que, por sua vez, reagiu rapidamente à desvantagem.

Os encarnados lançaram-se ao ataque à baliza de Ricardo, criando em poucos minutos várias chances de golo e obrigando o guardião sadino a aplicar-se. Jonas, Mitroglou e Gaitán, de regresso ao onze, tentavam dinamizar o ataque. Contudo, também André Claro deixou novo aviso com um cabeceamento perigoso aos 15’, onde Ederson estava batido.

A reação foi premiada aos 20 minutos, com o golo do empate pelo inevitável Jonas. O avançado brasileiro fez o seu 31º golo na Liga com um desvio certeiro na área após um primeiro toque de Gaitán. Passados quatro minutos, a reviravolta foi consumada com o golo de Jardel. O central respondeu da melhor forma ao canto de Gaitán e fez de cabeça o 2-1 para os encarnados.

Até ao intervalo, a formação de Quim Machado tentou reagir e ainda chegou a ameaçar visar a baliza de Ederson, mas os encarnados seguraram a vantagem e mantiveram o controlo do encontro.

No segundo tempo, o Benfica voltou a mostrar os mesmos defeitos do início do jogo, com uma entrada algo apática, desconcentrada e com um nível anormal de passes errados. A formação de Quim Machado sentiu o défice encarnado e reagiu bem, pressionando e forçando os erros dos bicampeões. A intranquilidade estava instalada e Éderson via os sadinos cada vez mais ameaçadores.

Rui Vitória mexeu então na equipa e lançou primeiro Carcela e depois Samaris e Jiménez para os lugares de Gaitán, Fejsa e Mitroglou. As mexidas acalmaram o jogo encarnado, mas o perigo sadino permaneceu. A falta de clarividência no ataque encarnado – onde Pizzi foi o expoente do desacerto – penalizou a formação de Rui Vitória, que assim viveu com o espetro do empate até ao apito final.

Foi mesmo já nos descontos que Arnold teve o golo do empate nos pés, mas Ederson negou o tento aos sadinos e segurou a vitória do Benfica na Luz. Os encarnados superaram assim mais uma final e seguem na liderança, com mais dois pontos do que o Sporting.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.