O membro do Conselho Leonino (CL), Rui Barreiro, decidiu permanecer naquele órgão até entender que o deve fazer e não exclui a possibilidade de se candidatar à presidência do Sporting no próximo ato eleitoral em 2017.

“Como sou teimoso e não gosto de ser empurrado, vou continuar no CL até achar que não devo”, disse Rui Barreiro à agência Lusa, acrescentando que não voltará a pronunciar-se sobre este assunto enquanto o campeonato não terminar.

A intenção de Rui Barreiro, que tem sido um crítico assumido da gestão de Bruno de Carvalho, é “continuar como membro do Conselho Leonino até final do mandato”, depois de ter sido “convidado” a sair pelo próprio pé na reunião de terça-feira pelos outros conselheiros.

Rui Barreiro lembrou o desafio que endereçou a Bruno de Carvalho na última assembleia geral do clube para aceitar um debate público, desafio esse que mantém de pé: “O presidente admitiu encarar esse debate, pelo que continuo à espera que o assuma. Ele já revelou que se vai recandidatar à presidência, enquanto eu ainda não decidi se serei ou não candidato”.

O rosto da oposição a Bruno de Carvalho admite essa possibilidade de assumir uma candidatura.

“Todos os cenários são possíveis. Nunca pensei nesta altura da vida candidatar-me, mas, face às posições que tenho tomado e às pressões que tenho tido por parte de muitas pessoas nesse sentido, não excluo essa possibilidade. Digo que é cedo para decidir, não por uma questão tática. Dependerá da equipa que for capaz de formar e de haver condições para avançar”, afirmou.

Em relação à tentativa do CL proceder à sua exoneração ou cessação de funções, como constava de um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião de terça-feira, o qual seria, no decorrer dos mesmos, alterado com um convite para que saísse por sua iniciativa, Rui Barreiro considera que a mesma, a concretizar-se, “seria de natureza jurídico-legal muito controversa”.

“Um membro de um órgão social só pode ser demitido numa assembleia geral. É a minha leitura dos estatutos e de vários juristas com quem falei”, disse Rui Barreiro, lembrando que não foi apresentada na reunião nenhuma proposta formal para a sua exoneração, mas apenas oral, e mesmo essa retirada posteriormente.