Pedro Martins, treinador do Rio Ave, garantiu hoje que a sua equipa vai "jogar para ganhar" na receção de domingo ao Benfica, na 31.ª jornada da I liga portuguesa de futebol.

Na conferência de imprensa de antevisão ao jogo de domingo, o técnico da formação vila-condense reconheceu a qualidade do adversário, mas vincou que o Rio Ave se manterá fiel aos seus princípios, até porque tem a qualificação para as competições europeias ainda no horizonte.

"Não vamos abdicar da nossa filosofia e vamos jogar para ganhar, mesmo sabendo que haverá momentos em que temos de sofrer e onde precisamos de estar concentrados e organizados. Se vencermos, damos um passo significativo no nosso objetivo de qualificação para Liga Europa", vincou Pedro Martins

O treinador do Rio Ave desvalorizou as polémicas de alegados incentivos à sua equipa por parte do Sporting para vencer o Benfica, considerando que essas controvérsias são de "pouca honestidade intelectual".

"Tenho gente de muito caráter, profissionalismo e ambição no plantel, portanto tudo o resto passa ao lado. Acho que há muita desonestidade intelectual no futebol e não faz sentido responder ao que quer que seja sobre esse assunto", vincou.

Pedro Martins prefere lembrar que ainda na época passada o Rio Ave venceu o Benfica, no Estádio dos Arcos, considerando que essa partida pode servir de inspiração para o atual grupo de trabalho.

"O resultado do ano passado serve, essencialmente, para nos relembrar que é possível vencer o Benfica. Essa é uma boa imagem que nos ficou recentemente e que, independentemente da qualidade do adversário, nos ajuda a saber que podemos vencer qualquer oponente", sublinhou.

Ainda assim, o técnico da turma da foz do Ave lembra que não se pode fazer comparações em épocas distintas, vincando o bom momento que o plantel do Rio Ave atravessa.

"Posso assegurar que estamos bem, atravessamos uma fase de confiança e ambição. Em relação ao ano passado, este Rio Ave atravessa um momento melhor. Temos estratégias delineadas para o jogo e, mesmo sabendo que o Benfica tem o melhor ataque, quero lembrar que há quatro jogos não sofremos golos".

Com a lotação esgotada do estádio para esta partida, haverá previsivelmente um maior número de adeptos do Benfica nas bancadas dos Arcos, algo que Pedro Martins não considera que seja um obstáculo para a sua equipa.

"Não nos afeta em nada. Sabemos que o adversário está numa fase boa, tem uma massa adepta muito forte, mas, jogando em casa, sabendo as características do nosso terreno e com o apoio de muitos vila-condenses, temos também as nossas vantagens", assegurou o treinador do Rio Ave.

A equipa da foz o Ave ainda vai realizar no dia do jogo mais um treino, e, por isso, Pedro Martins só este domingo divulgará a lista de convocados, embora já saiba que está privado de utilizar três jogadores.

O defesa Roderick Miranda e o médio João Novais terão de cumprir um jogo de castigo, enquanto o central Aníbal Capela está há várias semanas a recuperar de uma lesão.

O Rio Ave, sexto classificado, com 46 pontos, recebe este domingo o líder Benfica, que soma 76, numa partida agendada para as 20:30 e que terá arbitragem de Artur Soares Dias, da Associação de Futebol do Porto.