Já se esperavam muitas dificuldades para o Benfica na deslocação ao terreno do Rio Ave, que continua a lutar por um lugar na Liga Europa da próxima temporada. Os 'encarnados' levavam na memória para Vila do Conde a derrota por 2-1 da útlima época, mas conseguiram levar a melhor, em grande parte graças ao azar de Vilas-Boas e ao oportunismo de Raúl Jiménez.

O avançado mexicano voltou a demonstrar que é um suplente de luxo e decidiu a partida aos 73 minutos, depois de já corrida grande parte de um jogo em que os 'encarnados' de Rui Vitória pressionavam mas não conseguiam aproximar-se da baliza de Cássio com a frequência que desejavam.

Pedro Martins, por outro lado, apresentou mais uma vez uma equipa sólida e com vontade de lutar de igual para igual. Nem sempre o conseguiu, mas não se deixou abater frente ao bicampeão e, mesmo cedendo a posse de bola, procurou sempre através das arrancadas dos cabo-verdianos Héldon e Kuca, mas não foi feliz.

Com este triunfo por 1-0 num terreno muito difícil, o Benfica voltou a assumir o comando da Liga, com mais dois pontos do que o rival Sporting.

Momento do jogo:

Os adeptos benfiquistas já temiam um nulo no resultado final, mas aos 73 minutos tudo mudou. André Almeida cruzou para a grande área do Rio Ave e André Vilas-Boas, de forma muito infeliz, desviou a bola para a trave da própria baliza. A bola sobrou para o recém-entrado Jiménez, que aproveitou com um cabeceamento certeiro que decidiria a partida.

Os melhores:

Raúl Jiménez: Foi mais uma vez decisivo ao saltar do banco para dar a vitória ao Benfica num jogo essencial para a luta pela revalidação do título. O avançado mexicano aproveitou da melhor forma o erro de Vilas-Boas e decidiu o jogo de forma assertiva, conquistando por isso o estatuto de protagonista da partida.

Fejsa: Foi o motor do jogo benfiquista a meio-campo, num jogo em que Renato Sanches esteve bastante discreto e até algo perdulário. O sérvio, pelo contrário, esteve exímio no transporte de bola e no passe, servindo com qualidade os colegas de equipa mais adiantados.

Marcelo: O central brasileiro foi de longe o melhor elemento do Rio Ave, sempre encarando Mitroglou de frente. O avançado grego esteve muito afastado da partida e o grande responsável por isso mesmo é Marcelo, que voltou a demonstrar grande qualidade também no jogo aéreo.

Os piores:

Vilas-Boas: Como se não bastasse a 'fífia' que levou ao golo benfiquista, o capitão do Rio Ave ainda terminou a partida expulso, tendo visto o segundo amarelo já no tempo de compensação. Foi uma noite para esquecer para o médio, que atuou como central frente aos 'encarnados'.

Renato Sanches: O miúdo de ouro do Benfica tem quase toda a carreira pela frente e já em inúmeras ocasiões demonstrou que tem muito para dar ao futebol. Em Vila do Conde, porém, Renato falhou imensos passes e esteve quase sempre fora do processo de construção de jogo da equipa 'encarnada'.

Curiosidades:

O Benfica garantiu matematicamente a entrada direta na Liga dos Campeões e igualou o máximo de presenças consecutivas de um clube português na prova milionária (igualou as sete vezes consecutivas do FC Porto entre 2003/04 e 2009/10).

Rui Vitória chegou às nove vitórias consecutivas com o Benfica na Primeira Liga, igualando a melhor série de Jorge Jesus na última época.

Jiménez chegou aos dez golos na temporada, sendo que metade dos tentos foram apontados como suplente utilizado.

Reações:

Rui Vitória: "Estrelinha? A minha equipa foi melhor. Ponto final"

Pedro Martins: "Sofremos um golo infeliz, que acontece"

Raúl Jiménez: "A jogar bem não há quem nos possa ganhar"

Tarantini: Golo do Benfica "é pura estrelinha"