FC Porto e Sporting defrontam-se, sábado, no Dragão, num ‘clássico’ em que os ‘leões’ ainda jogam para o título nacional de futebol, enquanto os ‘dragões’ já só arriscam o prestígio, no termo de uma época pouco conseguida.

À entrada para a 32.ª e antepenúltima jornada da I Liga, a equipa de Jorge Jesus ainda sonha com as faixas de campeão, pois está a dois pontos do líder Benfica, quando há ainda nove por disputar, três dos quais no recinto dos portistas.

O Sporting, que perdeu a liderança à 25.ª jornada, em Alvalade, precisamente num ‘clássico’ contra o Benfica, vencedor por 1-0 (golo do grego Mitroglou, aos 20 minutos), está obrigado a não perder pontos nas três últimas jornadas, tendo ainda que esperar por algum deslize dos ‘encarnados’.

Ao contrário, o FC Porto já nem sequer pode almejar o segundo posto, já que a desvantagem face aos ‘leões’ é de 10 pontos, tendo já garantido o terceiro lugar e o direito de jogar o ‘play-off’ de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões de 2016/17.

Para José Peseiro, treinador que a meio da época substituiu o espanhol Julen Lopetegui, será o seu segundo ‘clássico’ da temporada, tendo saído vitorioso do primeiro, disputado no Estádio da Luz, frente ao Benfica, graças aos golos de Herrera (28) e Aboubakar (65), contra o de Mitroglou (18).

No confronto direto, porém, na primeira volta, a equipa de Jesus superiorizou-se aos ‘dragões’, com dois golos sem resposta, marcados pelo argelino Slimani (27 e 84 minutos), à passagem da jornada 15, quando o Sporting passou para o comando, ultrapassando os ‘azuis e brancos’ e com mais quatro pontos do que o rival lisboeta.

Se o Sporting joga com o ‘olho’ no título, que já não conquista desde 2001/02, os portistas entrarão em campo para defender a honra algo desgastada por uma temporada muito aquém dos objetivos, em que o único troféu passível de ser conquistado é a Taça de Portugal, numa final frente ao Sporting de Braga.

E não deixa de ser irónico, pelo adiantado do campeonato (32.ª jornada), que, em caso de vitória, a mesma possa beneficiar o maior rival dos últimos anos, o Benfica, que ficará mais perto de conquistar um ‘tri’, o que já não acontece desde 1976/77.

O encontro entre FC Porto e Sporting, da 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, realiza-se sábado, no Estádio do Dragão, no Porto, com início às 18:30 e arbitragem do portuense Artur Soares Dias.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.