Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, explicou que o visto favorável do TdC "valida a legitimidade" do processo e é um "passo em frente" para que se iniciem os trabalhos com vista à construção do centro de formação daquele clube minhoto.

Desta feita, o TdC aprovou a doação de terrenos adjacentes ao Estádio Municipal de Braga aprovada pelo executivo camarário a 14 de setembro de 2015.

"Esta validação não só tem um sinal de luz verde para o arranque das obras como vem legitimar e validar o nosso projeto", explicou Ricardo Rio.

No dia 11 deste mês, o Governo considerou "de interesse público" a construção daquela academia, num despacho assinado a 31 de março pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses, considerando que se "encontra-se em plena harmonia com objetivos estratégicos do XXI Governo no que ao Desporto diz respeito".

A academia do clube minhoto, que nascerá nos terrenos adjacentes ao Estádio Municipal de Braga, incluirá zonas de convívio e lazer, equipamentos desportivos, lar residencial para acolhimento de jovens deslocados, espaços comerciais e outras construções.

O projeto, apresentado em outubro do ano passado, está orçado em cinco milhões de euros e foi anunciado então estar previsto estar concluído ainda antes do início da próxima época, sendo que, de momento, as obras limitam-se à necessária desarborização da área.

O centro de formação 'arsenalista' será construído em três hectares, com um edifício em forma de U, um estádio para competições oficiais com 1.500 lugares e dois edifícios anexos, um dedicado à formação e outro onde ficarão instalados o museu, a loja do clube e serviços administrativos do clube e da SAD.

Será constituído por cinco campos de treino, dois em relva sintética.

A segunda fase do projeto, que só arrancará quando a academia de futebol estiver concluída, corresponderá ao pavilhão multiúsos que nascerá nas inacabadas piscinas olímpicas contíguas ao Estádio Municipal de Braga, fase orçada em seis milhões de euros (depois de já lá ter sido feito um investimento na ordem dos 9 milhões de euros).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.