O Benfica recebeu e venceu esta sexta-feira o Vitória de Guimarães, por 1-0, em jogo da 32ª jornada da Liga e deu mais um passo na direção da revalidação do título, ao aumentar provisoriamente para cinco pontos a vantagem sobre o Sporting, que visita este sábado o FC Porto em mais um clássico do futebol português.

Mais de 60 mil pessoas nas bancadas do Estádio da Luz testemunharam um jogo algo desinspirado, com nervos a mais, qualidade a menos e um árbitro como Bruno Paixão a fazer-se demasiado visível – exemplo disso a expulsão de Sérgio Conceição ainda na primeira parte -, mesmo sem erros graves com influência no resultado. Porém, no final ficaram apenas a 10ª vitória seguida dos encarnados e o 12º jogo consecutivo sem vencer para os vimaranenses.

Depois de uma primeira parte muito fraca e praticamente sem ocasiões de golo, a festa ficou guardada logo para o reatamento. Aos 47’, Jardel respondeu de cabeça a um livre perfeito de Gaitán e fez o golo do triunfo dos bicampeões… e que os aproxima um pouco mais do ‘tri’. Após o tento, o Vitória reagiu, ameaçou o empate e voltou a ‘acordar’ os encarnados para derradeiros minutos de competência e segurança, apesar da expulsão de André Almeida nos ‘descontos’.

O MOMENTO:
67’: Em dose dupla, André Almeida provou a sua enorme utilidade na equipa de Rui Vitória, ao evitar por duas vezes na mesma jogada o golo do empate minhoto. Hurtado tentou primeiro o cruzamento e o lateral estava lá para o corte, tal como na recarga seguinte do jogador vimaranense. Providencial.

OS MELHORES:

Fejsa: O médio sérvio é dos poucos jogadores do Benfica que se exibe na plenitude da forma na reta final desta época longa e desgastante. O internacional sérvio voltou a ser omnipresente no meio-campo encarnado, travando muitas investidas adversárias e assumindo até muitas vezes o início da construção.

Otávio: Foi muito por culpa deste jovem médio brasileiro cedido pelo FC Porto que o Vitória de Guimarães conseguiu reagir, crescer e ameaçar o empate, descobrindo espaços e linhas de passe que não tiveram o devido seguimento dos seus colegas.

OS PIORES:
Pizzi: Parece estar a acusar o desgaste de tantas “finais” nesta fase da época. Pouca frescura física e mental fizeram-no passar uma vez mais ao lado do jogo. Os passes errados e a ‘pouca ligação ao jogo ditaram a sua saída ao fim de uma hora em campo.

Hurtado: Teve nos pés por mais do que uma vez os sonhos vimaranenses de pontuar na Luz e no entanto a decisão nunca foi a mais feliz.

CURIOSIDADES:
- Foi a décima vitória consecutiva do Benfica, num ciclo impressionante de 18 triunfos nas últimas 19 jornadas disputadas. Paralelamente, Rui Vitória igualou já o número de triunfos conseguidos na época passada por Jorge Jesus (27).
- Depois da fase das goleadas, o Benfica segue agora na fase das vitórias pela margem mínima. Foi o quarto triunfo seguido a ganhar por apenas um golo, num registo que ‘vitimou’ Académica, V. Setúbal, Rio Ave e V. Guimarães.
- André Almeida foi o primeiro jogador do Benfica a ser expulso nesta edição da Liga, acabando assim com a imaculada folha disciplinar do clube à 32ª partida.

REAÇÕES:

Rui Vitória: "Não vamos inverter papéis"

Sérgio Conceição: "Portugal vinha abaixo se pontuássemos na Luz"

Rui Vitória e o Clássico: "Não podemos ser demagogos ao querer que o 2º classificado ganhe"