Após a derrota caseira diante do Sporting, o presidente Pinto da Costa deixou duras críticas à equipa de arbitragem liderada por Artur Soares Dias.

"Se estivesse satisfeito não estava bom da cabeça. Perder é sempre mau, perder um clássico... também. Da forma como foi, é natural, e claro que tenho de estar muito aborrecido. Não foi pela falta de empenho, foi sim pela falta de competência de uma das três equipas que esteve em campo. Se foi a de arbitragem? Vê como você sabe...", começou por dizer, este sábado, Pinto da Costa na zona mista do Estádio do Dragão.

"Há um penálti indiscutível sobre o Aboubakar e creio que até seria o segundo amarelo ao jogador do Sporting, mas isso não posso ter certeza. Mas se um penálti daqueles não se marca... Espero é que na final da Taça, como prémio, este senhor não seja nomeado. Tem uma coisa de sincero, é que já tinha avisado que ia errar, mas não pensávamos que fosse desta maneira", acrescentou.

Pinto da Costa foi questionado sobre as medidas que irão ser implementadas no FC Porto a partir da próxima época, mas o dirigente portista preferiu voltar a falar sobre os árbitros.

“A primeira mudança que tem de haver é nos árbitro. Quando há penálti, tem de marcar. Nos últimos jogos, aqui no Dragão, Paços, Rio Ave ou Tondela, se fizer as contas e vir os penáltis... Não adianta fazer nada. Espero que na arbitragem, com esta mudança, não se vejam espectáculos como os que se assistem, que não nada benéficos para o futebol. Espero é que, como prémio, não seja nomeado para a final”, disse.

"Quem cometer erros numa final, seja a equipa que for, pode definir e influenciar o resultado. Se um defesa falha, se um avançado falha, isso tem consequências na equipa. Se o árbitro falhar, depende para o lado que for, mas tem influência no resultado. Agora não posso colocar em causa o empenho que a equipa teve. Mandou duas bolas aos ferros, teve oportunidades e o Rui Patrício fez algumas boas defesas, assim como o Casillas também fez. Foi um jogo bem disputado, dinâmico em que o árbitro não esteve à altura. Se há um penálti, marca-se; se há dois penáltis, marcam-se; se há três, também. Se não há, não se marca. Não há limitação para marcar um penálti para cada lado", sublinhou.

Os Leões venceram no Estádio do Dragão por 3-1 e deixaram a luta pelo título mais quente do que nunca. O FC Porto não conseguiu sequer salvar a honra no último 'clássico' da época.