Seis pontos em disputa e um título ainda por decidir. Assim está a edição 2015/16 do campeonato português, que está a ser disputado até ao final pelos dois 'grandes' de Lisboa, Benfica e Sporting.

A equipa 'encarnada' lidera a tabela classificativa com 82 pontos e já vislumbra o 35º título nacional. Para o conseguir "basta" vencer os dois jogos que ainda há por disputar, diante dos madeirenses Marítimo (nos Barreiros) e Nacional (na Luz). Em caso de dois triunfos, e independentemente dos resultados do Sporting, o Benfica sagra-se tricampeão.

Do lado do Sporting, por outro lado, espera-se por um deslize do rival. Os 'leões' de Jorge Jesus somam 80 pontos e têm vantagem no confronto direto com os 'encarnados', graças ao triunfo por 3-0 na Luz (o Benfica venceu por 1-0 em Alvalade). Assim, se o Benfica deslizar numa das duas últimas jornadas, empatando ou perdendo, o Sporting fica em posição privilegiada para se sagrar campeão: para tal terá de vencer V. Setúbal (em Alvalade) e Sp. Braga (na Pedreira).

Na verdade, porém, tudo pode ficar resolvido a favor do Benfica já no próximo fim-de-semana. O Sporting recebe o V. Setúbal sabendo que está quase matematicamente obrigado a ganhar. Caso deslize e não o consiga, o Benfica vai aos Barreiros sabendo que um triunfo garante de imediato o campeonato. Nesse caso hipotético, a festa 'encarnada' tomará conta da praça Marquês de Pombal já na noite de domingo, 8 de maio.

Por outro lado, e olhando para a hipótese inversa, tudo pode ficar ainda mais indefinido no fim-de-semana. Se o Sporting vencer o V. Setúbal, como os adeptos leoninos esperam, e o Benfica empatar nos Barreiros, os dois primeiros classificados partirão para a última jornada em igualdade pontual, com os mesmos 83 pontos. O Sporting ficará, no entanto, em vantagem devido ao confronto direto, pelo que nesse cenário teria apenas de não fazer pior do que o Benfica para se sagrar campeão. Se o Sporting vencer o V. Setúbal e o Benfica perder nos Barreiros, cenário semelhante: Sporting com 83 pontos, Benfica com 82 e o Sporting a precisar de não fazer pior do que o rival na última ronda para ser campeão.

E se os dois deslizarem nesta penúltima jornada? Ora, se o Sporting não conseguir vencer o V. Setúbal, e independentemente do resultado do Benfica nos Barreiros, o Benfica partirá para a última jornada com mais pontos do que o Sporting. Assim, precisará apenas de não fazer pior do que os 'leões' na última ronda para ser tricampeão. Se fizer pior - por exemplo, se empatar e o Sporting ganhar - o Sporting será campeão pela primeira vez desde 2001/02.