Nove jogos e 26 golos faturados numa jornada em que quatro jogadores inscreveram o seu nome no marcador por duas vezes num só jogo. Aconteceu no 'clássico' do Dragão, sim, mas também em Braga, Arouca e na Madeira.

Foi então uma jornada em que vários dos principais goleadores da Liga estiveram em grande destaque, assim como alguns virtuosos atacantes que, mesmo sem terem faturado, deixaram as suas marcas nos respetivos encontros. Pelo meio houve ainda Jardel, central que decidiu o encontro do Benfica frente ao Guimarães.

Slimani (Sporting): Comecemos pelo goleador argelino do Sporting. O ponta-de-lança foi a grande figura do 'clássico' diante do FC Porto, no Estádio do Dragão, assumindo por isso papel de grande destaque na ronda. Quase imparável no jogo aéreo, Slimani acabou o encontro com dois golos, numa partida em que a defesa FC Porto esteve incapaz de o travar. É um dos grandes vultos da corrida leonina ao título nesta reta final da temporada.

Rafa (Sp. Braga): Em Braga os 'guerreiros' receberam o Vitória de Setúbal e venceram por 3-2, muito graças ao inegável talento de Rafa. Tal como Slimani, o português do Sporting de Braga terminou o seu encontro com dois golos. O primeiro surgiu aos seis minutos, numa boa jogada individual, com o segundo a acontecer na etapa complementar, numa finalização eficaz. Soma onze golos na época.

Élio Martins (U. Madeira): Mortífero. Assim esteve Élio Martins na receção do União da Madeira à Académica, que terminou com um triunfo madeirense por 3-1. O avançado de 31 anos foi o grande protagonista no jogo que afundou ainda mais os 'estudantes', também ele 'bisando' e somando ainda uma assistência para o terceiro golo da sua equipa.

Walter González (Arouca): Para não variar, mais um 'bis' na jornada. O avançado paraguaio repetiu o feito que havia conseguido diante do FC Porto e marcou dois dos três golos do Arouca na vitória sobre o Nacional por 3-0. Voltou a aproveitar da melhor forma a oportunidade concedida por Lito Vidigal.

Barnes Osei (P. Ferreira): No caso do jovem ganês não houve 'bis', mas quase. O avançado apontou o primeiro golo diante do Belenenses - vitória dos pacenses por 2-0 no Restelo - e participou no lance do segundo tento.

Jardel (Benfica): É o único jogador na lista dos grandes heróis da jornada que não é avançado, mas também ele decidiu a sua partida com um golo. Na difícil receção ao Vitória de Guimarães, o defesa brasileiro repetiu o feito da receção ao Vitória de Setúbal e apontou o golo solitário que deu ao Benfica um triunfo essencial. Os 'encarnados' mantêm-se no primeiro lugar da Liga, com mais dois pontos do que o Sporting, em grande parte graças ao cabeceamento certeiro do central, que esteve também em grande plano a nível defensivo e fez um grande corte nos momentos finais do encontro.