Octávio Machado compareceu na sala de imprensa da Academia do Sporting em Alcochete para denunciar o que considera ser um clima de coação e intimidação instalado no futebol português. Sem nunca mencionar o nome do rival na luta pelo título, o diretor para o futebol do Sporting virou ´agulhas` para o Benfica e para aquilo que considera ser uma "falta de vergonha" de algumas pessoas ligadas ao clube "encarnado". Octávio usou as palavras de Sérgio Conceição que, no final da derrota por 1-0 com o Benfica, disse: "Portugal vinha abaixo se ganhássemos ou empatássemos".

"A falta de vergonha já ultrapassa todos os limites. Dizer-se que se sabe o que é dito nos balneários dos adversários, saber o que é dito pelos treinadores nas suas palestras, é qualquer coisa que nunca tinha visto no futebol português. Das duas uma: ou há agentes infiltrados ou há escutas. Fiquei estupefacto. A partir de agora, tudo é possível, interessa é ganhar. Agora percebo melhor as declarações de Sérgio Conceição [treinador do V. Guimarães disse que Portugal vinha abaixo caso o seu clube tivesse ganho ou empatado na Luz].

O dirigente leonino falou ainda das críticas dos benfiquistas ao treinador do Marítimo por este ter poupado jogadores antes da receção ao Benfica, em jogo da 33ª jornada.

"Temos assistido a casos estranhos de agentes perturbadores do futebol. Hoje estranham algumas coisas, querem ser eles os donos das competências dos treinadores. Nalguns casos há estranheza, noutros não. Quando o Vitória de Setúbal poupou jogadores, um deles em específico [André Horta, já contratado pelo Benfica], que tem sido o principal destaque da equipa... e logo o Setúbal que está a lutar para não descer de divisão... Houve alguma manifestação? Foi normal. Anormal é com os outros", atirou.

Octávio Machado defende que o momento atual do futebol português devia ser de paz mas há quem tenta estar constantemente a "levantar coisas".

"Quando todos responsavelmente deviam ter um comportamento responsável que podia permitir que este campeonato com emoção, jogos de grandíssima qualidade, com os nossos jogadores em vésperas de uma convocatória para a seleção nacional, com um ambiente de paixão que se está a viver, e não me lembro de há tantos anos, um campeonato merecer tantos estádios esgotados. E tudo isto devia fazer com que as pessoas responsáveis pudessem manter uma conduta de mais paz. Mas há quem assim não pensa e voltam ao começo da temporada. E levantam coisas. Lembro-me dos SMS's que foram uma comunicação trafulha. Nunca apareceram os SMS's. E agora voltamos a toda uma intimidação e queixas aos órgãos jurídicos da FPF", atirou.

*Artigo corrigido (A conferência de imprensa foi em Alcochete e não em Alvalade, como anteriormente referido no artigo).