O FC Porto vai ser cabeça de série no play-off de acesso à Liga dos Campeões, que vai ter lugar em agosto.

No pior dos cenários, vão existir três equipas com pontuação superior à dos azuis e brancos, que contam neste momento com 92,616 pontos.

Neste momento há duas equipas apuradas para esta última fase de apuramento: FC Porto e Villarreal.

O Shakhtar Donetsk e o Olympiacos podem ser adversários dos portistas, caso cheguem ao Playoff, depois de ultrapassar a terceira pré-eliminatória. Ainda assim as contas não estão definidas nos principais campeonatos.

Certo é que o FC Porto vai evitar os tubarões Arsenal, Manchester City, United (Só um dos emblemas se pode qualificar para a Champions), Schalke 04, Zenit ou Nápoles (caso o emblema italiano seja ultrapassado pela Roma).

Fazendo a análise por países, na Alemanha podem apurar-se Hertha de Berlim, Moenchengladbach, Schalke 04 e Mainz. Em Inglaterra, estão a lutar por um lugar na Champions, West Ham, Manchester United, Manchester City e Arsenal. Em Itália, Nápoles e Roma lutam por um lugar na Champions. Na Holanda, PSV e Ajax são os candidatos a marcar presença na liga milionária.

Ao serem cabeças de série, os "dragões" asseguram ainda que o primeiro encontro do playoff vai ser disputado fora de casa.