Não há memória de algo igual na era de Pinto da Costa: o FC Porto terminar a época a uma distância tão grande do campeão. Os "dragões" correm o risco de acabar o campeonato a 15 pontos do líder, algo que nunca se viu desde que Pinto da Costa assumiu a presidência do clube.

Numa altura em que faltam duas jornadas para o final da prova, José Peseiro terá de guiar a equipa para vencer os dois jogos que faltam, frente ao Rio Ave e Boavista, e esperar que o Benfica perca pontos até ao final. Tendo em conta que os "encarnados" estão a lutar ´taco a taco` como o Sporting pelo título, é pouco provável que perca pontos frente ao Marítimo e Nacional, os derradeiros adversários, numa altura em que as "águias" têm dois pontos de vantagem sobre os "leões".

Habituados a terminar a época no primeiro lugar da Liga ou a discutir o título até as últimas rondas, o FC Porto tem de se contentar com o terceiro lugar esta época, depois de uma segunda volta para esquecer. Desde que Pinto da Costa assumiu a liderança do clube, em maio de 1982, a maior distância para o campeão foi fixado em 13 pontos, na época 2013/2014. Foi no ano em que Paulo Fonseca e Luís Castro dividiram a liderança da equipa e a distância só não foi maior para o campeão Benfica porque na derradeira ronda, Luís Castro derrotou Jesus no Dragão.

Antes, a maior diferença pontual para o campeão tinha sido fixado por Jesualdo Ferreira na temporada 2009/2010, o ano do "Caso do Túnel da Luz". Hulk e Sapunaru foram suspensos durante três meses e o Dragão sofreu com isso, assistindo ao longe a luta entre Benfica e SC Braga pelo título. Jesualdo Ferreira deixou a equipa no 3º lugar mas no final ainda conquistou a Taça de Portugal.

A maior distância de sempre do FC Porto para o campeão aconteceu na época 1972/72. A equipa, na altura, orientada por Fernando Riera, terminou no quarto posto, a 21 pontos do Benfica. Belenenses e Vitória de Setúbal ficaram à frente dos azuis-e-brancos.

No sentido oposto, o que se tem verificado é um FC Porto campeão, com muitos pontos de vantagem sobre o segundo. Desde que Pinto da Costa é presidente dos "dragões", foram seis as vezes que o FC Porto terminou a época com dez pontos ou mais de vantagem sobre o segundo colocado. A maior diferença foi estabelecida por André Villas-Boas na fantástica época 2010/2011, quando O FC Porto terminou o campeonato com 21 pontos de vantagem sobre o Benfica. Nessa época, AVB levou o FC Porto a vencer a Liga, Taça de Portugal, Supertaça de Portugal e Liga Europa. Só a Taça da Liga "fugiu" às garras do Dragão.