O Sporting recebeu e venceu esta noite o Vitória de Setúbal, por 5-0, e assegurou provisoriamente o regresso à liderança da Liga. Os leões alimentam a chama do título e esperam agora por um deslize do Benfica na visita este domingo ao Marítimo.

Para a partida desta 33ª jornada da Liga, na qual os leões estavam obrigados a ganhar, Jorge Jesus surpreendeu ao não contar com João Mário no onze. O médio, que foi figura de proa no triunfo no Dragão, nem sequer integrou o banco de suplentes, tendo sido substituído por Gelson Martins no onze.

Curiosamente, foi mesmo pelos pés do jovem substituto que o Sporting encontrou o caminho do golo. Depois de uma entrada forte mas sem a necessária eficácia, foi preciso esperar pelos 24 minutos para Alvalade festejar.

Bryan Ruiz descobriu a movimentação de Gelson e deixou-o isolado na cara do guarda-redes Ricardo, finalizando para o 1-0 com um chapéu pleno de classe.

Aos 36', foi a vez de Teo Gutierrez fazer o gosto ao pé, elevando para 2-0 com um remate colocado e forte na área, depois de uma boa assistência de William Carvalho.
A superioridade do Sporting era tão evidente e justa, que até podia ser maior, mas Ricardo tudo fez para defender a sua baliza, cotando-se como um dos melhores em Alvalade.

No segundo tempo, o filme do jogo não mudou. Aos 55', Gelson Martins assinou o seu 'bis' e acabou com uma dúvida que nem nunca chegou a pairar no estádio de Alvalade, que contou esta noite com mais de 43 mil pessoas.

A formação de Quim Machado praticamente não conseguia incomodar a baliza de Rui Patrício e parecia essencialmente uma questão de tempo até o Sporting aumentar a vantagem.

Ato contínuo, os leões chegaram ao 4-0 aos 70 minutos por Bryan Ruiz, com uma finalização fantástica do costarriquenho. Jorge Jesus tinha já mexido então na equipa, saindo Slimani, que assim não conseguiu marcar e reduzir a diferença de golos para Jonas na luta pelo título de melhor marcador.

Porém, mesmo sem o seu máximo goleador, o emblema leonino não deixou de encontrar o caminho do golo, acabando por elevar para 5-0 já em tempo de descontos. Bryan Ruiz foi novamente o marcador.

A goleada não só adia a decisão do título de campeão para a última jornada, como coloca agora a pressão sobre o Benfica. Há campeonato até ao fim esta época...