O Benfica precisa de vencer hoje no reduto do Marítimo para recuperar a liderança da I Liga portuguesa de futebol, perdida provisoriamente para o Sporting, que goleou sábado na receção ao Vitória de Setúbal (5-0).

A formação ‘encarnada’, que soma 82 pontos, contra 83 dos ‘leões’, venceu os últimos 10 jogos e 18 dos derradeiros 19, sendo que só perdeu pontos na segunda volta uma vez, na receção ao FC Porto (1-2).

O argentino Gaitán é a principal baixa na equipa de Rui Vitória, que já pode contar com o central Jardel e continua sem a contribuição do guarda-redes brasileiro Júlio César, há muito na lista de lesionados.

No conjunto insular, destaque para o regresso aos eleitos de Fransérgio e Edgar Costa, este último poupado por Nelo Vingada do último jogo, tal com outros jogadores, que foram suplentes no Estoril.

Independentemente do resultado que se verificar nos Barreiros, o título 2015/16 será sempre decidido na última ronda, em que o Benfica recebe o Nacional e o Sporting atua no reduto do Sporting de Braga.

Em relação aos outros jogos de hoje, o União da Madeira tenta selar a manutenção, no Bessa, frente ao Boavista, enquanto os jogos Nacional-Belenenses e Vitória de Guimarães-Moreirense são para ‘cumprir calendário’.

Além da goleada dos ‘leões’, a ronda 33 já ficou marcada pelo primeiro apuramento de sempre do Arouca para as taças europeias de futebol e para a descida à II Liga da Académica, que estava entre os ‘grandes’ desde 2002/2003.