O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, elogiou a “grande época” do Desportivo de Chaves na II Liga que, hoje, carimbou o regresso ao escalão máximo do futebol português, 17 anos depois da última presença.

“O Grupo Desportivo de Chaves é um clube cheio de história, que representa a força e qualidade de toda uma região. É com muito prazer e orgulho que dou as boas-vindas ao clube neste regresso à Liga NOS”, disse Pedro Proença, numa nota publicada no sítio oficial de internet da LPFP.

O Desportivo de Chaves empatou hoje no terreno do Portimonense por 1-1, garantindo o regresso à I Liga na 45.ª e penúltima jornada da II Liga portuguesa de futebol.

“Felicito todos os adeptos flavienses e, em particular, o presidente Bruno Carvalho. É bom ver o interior ainda mais representado e com sucesso nas nossas competições”, referiu o presidente da LPFP.

Presente pela última vez no primeiro escalão na época 1998/99, o Desportivo de Chaves, fundado em 1949, conquista a sua 14.ª participação no principal campeonato português, no qual tem como melhor resultado o quinto lugar, alcançado em 1986/87 e em 1989/90.

A comitiva flaviense saiu de Portimão logo no final do jogo a caminho de Chaves – viagem de cerca de 800 quilómetros – onde será recebida às 22:30 no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira.