Carlos Manuel passou por Benfica e Sporting durante a sua carreira de jogador e tem acompanhado com atenção o duelo dos dois rivais pelo título desta época. A uma jornada do fim, o antigo internacional português lembrou que nada está decidido, mas reconheceu que os encarnados têm uma vantagem importante.

"Por experiência própria, não é impossível o título fugir. Lembro-me que em 1985 ou 1986, na penúltima jornada, contra o Sporting, perdemos 2-1 em casa e perdemos esse campeonato. Esta é mais uma final. Há do outro lado uma equipa boa, o Nacional, muito bem trabalhada por Manuel Machado. Vai dificultar como é natural, porque tem o seu prestígio. De qualquer maneira, o Benfica tem todas as possibilidades de poder fazer aqui o 'tri', sem dúvida nenhuma. Vão ter de lutar muito, de trabalhar muito. E acho que tem sido o lema do Benfica este ano: o Benfica foi uma equipa de trabalho, uma equipa humilde, o que eu chamaria uma equipa 'de carinho'", disse.

Instado a concretizar a sua ideia, Carlos Manuel enalteceu o peso dos adeptos na caminhada da equipa de Rui Vitória. "Quando começou a época, o Benfica começou mal. À oitava jornada, o Benfica tinha sete pontos de atraso... era muito. Nesse aspeto os sócios do Benfica foram fantásticos. Uniram-se em volta da equipa, a equipa uniu-se em volta do seu treinador - e isto por alguma coisa aconteceu também. Acho que o Benfica foi muito humilde nos jogos que fez e com todo o carinho que teve dos sócios obviamente que as coisas foram melhorando e o Benfica está neste momento no primeiro lugar. Tem mais dois pontos, falta um jogo difícil, mas penso que poderá ser o jogo da consagração", frisou.

Em declarações prestadas na gala do CNID, o ex-jogador e treinador divergiu da opinião de Jorge Jesus, que tem reivindicado o estatuto de melhor equipa da Liga para o Sporting, e até deu o exemplo do Leicester em Inglaterra. "Quem ganha é sempre justo. Vamos olhar para Inglaterra: o Leicester ganhou o campeonato e foi a melhor equipa do campeonato. O Sporting fez excelentes jogos, sem dúvida nenhuma, ainda hoje em dia o Sporting está a jogar muito bem, mas possivelmente teve uma altura em que jogou menos bem. Porque é difícil acreditar que uma equipa que consegue ter sete para oito pontos e que luta pelo título perca nove... Houve erros", vincou, acrescentando: "Se vamos chorar que é por causa da arbitragem... Diria que há que analisar quando acabar a época onde houve esses erros e penso que o Sporting também os cometeu. Quem tem sete pontos de avanço tem de ganhar o campeonato. Nada está decidido, mas até agora a melhor equipa do campeonato tem sido o Benfica, porque tem sido a mais regular".

Já sobre a 'guerra de palavras' que marcou a época entre Jorge Jesus e Rui Vitória, Carlos Manuel preferiu não se alongar muito, mas destacou a "postura correta" do técnico dos encarnados. "Isso não traz nada ao nosso futebol. Acho que o Rui Vitória teve uma postura correta. Não diria o Rui; diria que a partir de certa altura o Benfica deixou de falar de todos os problemas que existiram. Isto começou com a ida do treinador do Benfica para o Sporting, e desde que o Benfica deixou de falar dessa situação as coisas começaram a correr melhor. O Rui tem a sua postura e o Jorge tem a sua postura. É um campeonato duro, difícil e ganha sempre a melhor equipa", concluiu.

Benfica e Sporting decidem este domingo, na 34ª jornada da Liga, a conquista do título de campeão, com os encarnados a receberem o Nacional e os leões a deslocarem-se a Braga.