Tondela, 30 de outubro de 2015, nona jornada da Liga. O Benfica já vencia por 3-0, corridos 75 minutos de jogo, Rui Vitória relaxava e chamava a jogo um rapaz de 18 anos que "dava uns toques" na equipa B. Renato Sanches foi muito aplaudido pelos adeptos benfiquistas mas de certo poucos esperariam que apenas sete meses depois o "miúdo" da Musgueira já tivesse assegurada uma transferência para o gigante Bayern Munique.

Certo é que a aposta de Rui Vitória no jovem não se ficou por aí. Depois desses 15 minutos no jogo que terminaria com um 0-4 para os 'encarnados', o técnico permitiu-lhe uma estreia "supersónica" no Estádio da Luz, frente ao Boavista: um minuto em campo no final do encontro, que terminou com uma vitória por 2-0. Rui Vitória reforçava os sinais de uma aposta ponderada e gradual. Renato já tinha pisado o relvado da Luz e participado, ainda que com pouco ou nenhum protagonismo, em duas vitórias da equipa principal 'encarnada'.

O mais difícil viria depois e faltava saber se o "miúdo" corresponderia. Correspondeu. Em Astana, palco de um duelo do Benfica para a Liga dos Campeões, Rui Vitória lançou-o pela primeira vez como titular. O resultado do jogo nem foi o ideal - empate a duas bolas - mas Renato Sanches foi totalista e demonstrou de imediato atitude no meio-campo do Benfica, assumindo papel de destaque no transporte do jogo para o ataque.

A partir do encontro no Cazaquistão, Renato agarrou o lugar no 'miolo' e nunca mais o largou. Foi novamente totalista nas vitórias sobre Sporting de Braga (2-0) e Académica (3-0), estreando-se a marcar no duelo com os 'estudantes'. Uma 'bomba' do meio da rua aos 85 minutos que aguçou ainda mais o apetite dos adeptos do Benfica.

E Renato Sanches continuou a dominar o meio-campo, com Rui Vitória a demonstrar que confiava no 'miúdo' mesmo nos grandes duelos da Liga dos Campeões. Tal como em Astana, foi depois totalista frente ao Atlético Madrid (derrota dos encarnados na Luz por 2-1) e nos duplos confrontos com Zenit (oitavos-de-final) e Bayern Munique (quartos-de-final). O Benfica caiu contra o colosso bávaro mas Renato deixou boas indicações e - como se comprova agora - convenceu os dirigentes do clube da Baviera.

Com as boas exibições, o médio foi naturalmente somando interesse entre os grandes clubes da Europa. Barcelona e Arsenal foram dados como possíveis destinos do jogador, mas o Manchester United foi sempre apontado como o clube mais interessado no jovem de apenas 18 anos. Esta terça-feira, porém, o Benfica anunciou que o destino do menino de ouro da Luz é mesmo o Bayern Munique, que se dispôs a pagar 35 milhões de euros de imediato, acrescidos de 45 milhões em caso de cumprimento de determinados objetivos desportivos. O próximo desafio de Renato já está definido, falta saber se o "miúdo" aproveitará da melhor forma a oportunidade de uma vida.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.