Iker Casillas esteve esta quarta-feira em Madrid num evento da marca portuguesa de roupa interior Impetus, da qual é embaixador, mas não deixou de se pronunciar sobre futebol, nomeadamente com um balanço do seu primeiro ano ao serviço do FC Porto.

Numa sala 'apinhada' de jornalistas espanhóis e portugueses, o guardião portista mostrou-se sempre disponível e oficializou a sua continuidade no Dragão até 2018, bem como a importância de vencer a Taça de Portugal para fazer uma análise positiva da época.

Leia aqui a entrevista aos meios de comunicação social portugueses sobre o seu primeiro ano no FC Porto.


- É verdade que renovou com o FC Porto até 2018?

Sim, não é uma novidade, é uma realidade. Falámos e formalizámos a renovação. Agradeci-lhe a confiança e o carinho que demonstrou comigo.
- Quando foi assinado o contrato?
O contrato foi assinado já há uns meses. A dinâmica da equipa não era a melhor e nesse sentido. Com o presidente, com o clube e como jogador, estou encantado de poder seguir até 2018, talvez até mais.
- Pensa acabar a carreira no FC Porto?
Provavelmente, sim. Creio que depois de jogar e competir pelo FC Porto, creio que vou acabar a carreira neste clube.
- Está desiludido com a época no FC Porto?
Sou o primeiro a ser competitivo comigo mesmo. A temporada, em geral, pode ser boa se vencermos a Taça de Portugal, que temos muito interesse e muitas ‘ganas’ de consegui-la. Também porque o FC Porto leva três anos sem ganhar um título e para nós é primordial. Uma vez que se consiga competir e preparar a equipa para o ano que vem para ganhar a Liga.
- Gostava de jogar a final da Taça de Portugal?
Todos gostavam de jogar. É uma competição muito boa. Grande parte do êxito que temos nessa final é porque o Helton esteve brilhante em todos os momentos e defendeu muito bem a baliza do Porto.
- José Peseiro tem sido muito crítico dos árbitros e considerou que estes têm prejudicado o FC Porto. Qual é a sua opinião?
Os árbitros são pessoas como todas as outras, todos erramos, mas não quero pensar que haja um árbitro que vá apitar contra o Porto ou qualquer equipa. Suponho que o presidente de Comité de Árbitros é que terá de estar mais atento para o que se pode melhorar.
- E pensa que com Julen Lopetegui ainda como treinador seriam campeões?
Não sei. Quando se muda numa equipa é porque as coisas não estão bem. Foi uma das pessoas que me ajudou a mudar para o futebol português e desejo-lhe o melhor. O presidente e o clube desejavam uma mudança para melhor.
- Julen Lopetegui disse que o clube não o deixou despedir-se dos jogadores. Confirma? Acha que o FC Porto não se portou bem com Lopetegui?
Não tivemos essa despedida, mas são assuntos entre Julen Lopetegui e o clube. São as pessoas que têm de falar e se entender, pouco mais posso dizer.
- Como é que o plantel lidou com a mudança de treinador?
Quando há mudanças é por algum motivo. O presidente e o clube achavam que era conveniente uma mudança de treinador para poder melhorar e conseguir títulos. No final, ficámos com a final da Taça e isso é o que mais nos interessa.