O candidato à presidência da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, disse hoje estar preparado para "tempos que não se preveem fáceis" na arbitragem nacional.

Na Batalha, onde uma plateia com cerca de uma centena de pessoas assistiu à apresentação da única lista candidata à APAF, Luciano Gonçalves admitiu estar consciente "do estado da arbitragem em Portugal", lembrando as "dificuldades que persistem e as que vão surgindo", bem como "a imagem estereotipada que caracteriza erradamente" os árbitros.

"Não se preveem tempos fáceis, mas a nossa equipa estará preparada", garantiu o candidato, que foi árbitro da Associação de Futebol de Leiria.

Luciano Gonçalves fez parte da lista de José Gomes, que sai da APAF para o conselho de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, e promete continuidade.

"Os objetivos não foram ainda todos alcançados. Os primeiros anos foram difíceis. A direção que agora cessa funções conseguiu dar muito mais credibilidade à APAF. Mas há muito ainda por fazer", admitiu.

O candidato à liderança da APAF quer que a associação represente "todas as zonas do país e que esteja mais próxima dos núcleos e da próxima academia de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol".

Entre os objetivos, inclui "uma fiscalidade mais justa e adequada" à arbitragem e "melhores condições de trabalho para todos os árbitros, do distrital ao profissional", além do crescimento do número de sócios.

Das promessas faz ainda parte uma nova sede para a APAF e o museu de arbitragem, "para dar espaço a todas as memórias e recordações dos nossos antepassados".

"Quero dar mais credibilidade à arbitragem e tentar que haja mais paz", resume Luciano Gonçalves, que ambiciona ainda mais trabalho com as bases: "Vamos tentar fazer um trabalho de raiz, com os árbitros dos distritas, para chegarem à I divisão tão bem ou melhor preparados do que os colegas que lá estão".

Duarte Gomes, mandatário de Luciano Gonçalves, destacou a "dedicação à causa da arbitragem" do candidato, apontando-o como alguém "muito familiarizado com a arbitragem, com a arbitragem distrital e formação".

A lista presidida por Luciano Gonçalves, de Leiria, apresenta Artur Soares Dias (Porto) como presidente da mesa da assembleia geral, Nuno Bugalho (Coimbra) à frente do conselho fiscal e Hugo Miguel (Lisboa) na liderança do conselho deontológico.