A Polícia de Segurança Pública (PSP) explicou hoje que vai criar cinco pontos de revista e acesso ao Marquês de Pombal para os festejos do título de campeão de futebol. Em conferência de imprensa, a PSP também referiu que a praça estará interdita entre as 17:00 e as 19:00 horas.

"Vai ser criado um perímetro com cinco pontos de acesso à praça Marquês de Pombal. Vai ser feita segurança como se de um estádio se tratasse, de forma a evitar problemas. No interior do perímetro da zona vedada, os estabelecimentos estarão encerrados. Poderá haver venda de bebidas, mas nunca garrafas que possam ser arremessadas", afirmou o Comissário Sérgio Soares.

O mesmo responsável explicou também que, entre as 17:00 e as 19:00, a praça estará vedada, mas sublinhou que a preocupação da PSP não se prende apenas com esse local.

“Teremos um dispositivo no local. Entre as 17:00 e 19:00, a praça estará vedada. É normal que na cidade se encontrem adeptos dos dois clubes, teremos polícias em toda a cidade, não estamos preocupados só com o Marquês, mas sim com toda a cidade”, vincou.

Com as estações de metro do Marquês de Pombal e Parque encerradas, o Comissário fez alguns apelos aos adeptos, nesta que é uma operação "nacional".

"Quem se deslocar poderá ser revistado por questões de segurança. Não vamos permitir material pirotécnico. Pedimos que as pessoas não se desloquem com grandes mochilas, vamos estar atentos por toda a cidade. Esta é uma operação de nível nacional, que envolve todas as capitais de distrito", acrescentou.

Já o intendente Hugo Palma explicou que, por questões de segurança, pode ser limitado o acesso a adeptos no Marquês de Pombal.

“O Marquês é um espaço público, se em algum momento entendermos que há uma excessiva aglomeração de pessoas, podemos limitar o acesso”, reiterou.

Já o vereador da Câmara Municipal de Lisboa Carlos Castro garantiu que vão ser recolhidos os materiais de obras que possam ser arremessados.

"A Câmara está a cumprir, a via está a ser devidamente limpa, as questões maiores estão a ser tratadas e, no domingo, procederemos à remoção de tudo. Teremos de aguardar para apurar quem será o campeão. Quanto à disposição no palco no Marquês, vai ser um palco que permita a festa a qualquer a uma das duas equipas. Veremos se é um palco ou não, mas será diferente do ano passado", disse.

O vereador confirmou também que na próxima segunda-feira "haverá uma receção ao clube vencedor nos paços do concelho", às 18:00.

No domingo, a partir das 17:00, Benfica e Sporting podem sagrar-se campeões da edição 2015/16 da I Liga, bastando aos 'encarnados' vencer na receção ao Nacional, enquanto os 'verdes e brancos' necessitam de ganhar no terreno do Sporting de Braga e que os bicampeões percam pontos.

Na última temporada, recorde-se, a festa do título dos adeptos do Benfica ficou manchada por alguns incidentes entre os adeptos e a polícia.