E assim chegou ao fim mais um campeonato de poucas alegrias para o FC Porto, que terá mais uma vez de ver um rival de Lisboa a levantar o troféu da Liga. Os 'dragões' receberam o Boavista na última jornada, num encontro que serviu como espécie de treino para o Jamor. Um treino, de resto, com boas indicações da equipa de Peseiro.

Com a manutenção já há muito assegurada, o Boavista também não colocou grandes entraves à equipa 'azul-e-branca'. Aos 11 minutos o FC Porto já vencia, com golo de Danilo Pereira, e as indicações eram de que com maior ou menor dificuldade a equipa de Peseiro acabaria por fechar a Liga com uma vitória, num jogo disputado a um horário até agora insólito, que será hábito na próxima época (11:45).

Depois do golo, o Boavista ainda tentou dar um ar da sua graça, mas Casillas correspondeu ao remate de Tiago Mesquita e os ânimos serenaram para os 'azuis-e-brancos'. No segundo tempo tudo ficou mais simples para o FC Porto com o belo golo de Layún, que bateu Mika com força.

Já na reta final da partida, Brahimi fez o terceiro de grande penalidade e André Silva estreou-se a marcar no Dragão com um golo de belo efeito. Um momento marcante para o jovem avançado que espera afirmar-se em definitivo na próxima época.

No que toca à equipa do Boavista, e tendo em conta que o grande objetivo da época já tinha sido atingido, a goleada também não surge como razão de vergonha. A equipa de Erwin Sánchez fez uma exibição digna e ajudou num bom espetáculo de futebol a abrir o apetite para o almoço.

Momento do jogo

O belo remate de Miguel Layún para o segundo golo da equipa portista. O lateral mexicano voltou a demonstrar que é nas zonas mais ofensivas que demonstra as suas melhores qualidades, com um remate forte que Mika não conseguiu travar. Mais uma indicação lançada à SAD portista, que deverá acionar a cláusula de opção de compra.

O melhor

Rúben Neves: o grande organizador do jogo portista no meio-campo, em particular no segundo tempo. O jovem médio continua a crescer e "ameaça" assumir papel de destaque ainda maior na próxima temporada, se não for alvo de um "ataque de tubarões" no verão.

O pior

Corona: Fez o cruzamento que originou no golo inaugural de Danilo Pereira, mas esteve sempre muito afastado da partida, sem conseguir desequilibrar ou apoiar no transporte da bola para as zonas de finalização.

Curiosidades

Foi o sétimo jogo consecutivo do Boavista sem conseguir marcar golos ao FC Porto.

André Silva estreou-se a marcar pela equipa principal do FC Porto ao 13º jogo.
O FC Porto encerrou a sua quarta pior temporada no século XXI.
O Boavista passou a ser a principal "vítima" portuguesa de Brahimi, que já marcou 3 golos aos axadrezados.

Reações

Portistas fazem balanço negativo da época e pedem mudanças

Peseiro: "Quero vencer a Taça e ser campeão no FC Porto"

Daniel Portela: "O resultado é pesado"

Tiago Mesquita: "Estamos orgulhosos do que alcançámos"

André Silva: "Era um sonho marcar no Dragão"