Raúl Jiménez marcou apenas cinco golos na Primeira Liga mas emergiu, em momentos complicados, como salvador do Benfica.~

O mexicano chegou à Luz com rótulo de craque, depois de um ano menos produtivo no Atlético Madrid. Os "encarnados" pagaram nove milhões de euros por 50 por cento do passe do avançado, um valor alto para a realidade portuguesa. Os adeptos benfiquistas depositavam enormes esperanças no avançado de 25 anos mas Jiménez não justificou o estatuto de titular que Rui Vitória deu-lhe em alguns jogos.

Marcou o seu primeiro golo logo na segunda jornada, ao apontar o primeiro tento na vitória sofrida do Benfica na Luz ante o Moreirense por 3-2. Começava ai mais uma reviravolta do Benfica esta época na Liga mas o mexicano só viria a marcar na jornada 14, ao Rio Ave (3-1), em mais um jogo sofrido dos "encarnados". Foi este golo aos vila-condenses que lhe valeu a titularidade nos quatro jogos seguintes na Liga, tendo apontado apenas um golo (vitória sobre o Marítimo por 6-0 na 16ª jornada).

´Salvador` Jiménez

Mas o melhor estava para vir. Tapado pela eficácia da dupla Jonas-Mitroglou, Jiménez teve de se contentar com o banco, de onde saiu em algumas ocasiões mas sem conseguir marcar.

Numa altura em que a época caminhava para o fim e as pernas já pesavam, os "encarnados" foram tendo cada vez mais dificuldades em chegar ao golo. Seis dos últimos oito jogos foram ganhos pela margem mínima, sendo que Jiménez acabou por ser decisivo em dois.

Na 29ª jornada, a formação de Rui Vitória deslocou-se a Coimbra para enfrentar uma Académica a precisar urgentemente de pontos para se manter na Primeira Liga. O jogo já caminhava para o fim e o empate a um persistia quando Rui Vitória resolveu lançar o seu trunfo: Jiménez entrou aos 80 e aos 85 fez o 2-1 final, num lance pleno de oportunidade mas também de técnica. As "águias" ganhavam mais um ´match point` rumo ao tricampeonato.

Quando, na 31ª jornada, Rui Vitória não encontrava formas de ultrapassar a muralha defensiva do Rio Ave, o técnico sabia que a solução podia estar no banco. Voltou a lançar o mexicano, agora aos 67 minutos e, seis minutos depois, o avançado aproveitava um corte defeituoso de Vilas Boas para encostar para golo e dar os três preciosos pontos ao Benfica.

Jiménez pode ter marcado apenas cinco golos na Liga mas foram tentos precisos, decisivos, na caminhada do Benfica para o tri. O mexicano somou apenas 874 minutos na Liga, tendo participado em 26 jogos. Das vezes que foi convocado, só por cinco vezes não foi utilizado. Foi titular em apenas oito jogos.

Especial Benfica Campeão 2016: Tudo sobre o tri... nta e cinco campeonato do Benfica