A moeda de coleção com a efígie do antigo futebolista Eusébio, desenhada por André Carrilho e com valor facial de 7,5 euros, vai ser colocada em circulação na próxima segunda-feira.

A data de entrada em circulação da moeda, que se integra na série ‘Ídolos do Desporto’, foi publicada hoje em Diário da República.

Segundo o Banco de Portugal, “a distribuição da moeda ao público será efetuada através das instituições de crédito e das tesourarias do Banco de Portugal”.

A moeda, produzida em cuproníquel, apresenta numa das faces a figura de Eusébio em movimento de remate, e na outra a representação do busto do antigo futebolista, orlada com as legendas laterais Eusébio e Portugal 2016.

Eusébio da Silva Ferreira, que representou o Benfica entre 1960 e 1975, morreu a 05 de janeiro de 2014, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória.

A 3 de julho de 2015, os seus restos mortais foram transladados para o Panteão Nacional.

Ao serviço do Benfica conquistou, entre outros títulos, 11 campeonatos nacionais e uma Taça dos Campeões Europeus. O ‘Pantera Negra’ como ficou conhecido, ganhou uma Bola de Ouro e duas Botas de Ouro.

No Mundial de Inglaterra de 1966, em que Portugal terminou na terceira posição, foi o melhor marcador, com nove golos.