O acordo assinado entre a NOS e a Vodafone Portugal, hoje anunciado, é plurianual e inclui todos os conteúdos desportivos, já adquiridos ou que venham a ser adquiridos, por qualquer uma das duas operadoras para o território português.

Questionada pela Lusa sobre quais são os termos do acordo, fonte oficial da NOS adiantou que este "é plurianual" e "inclui todos os conteúdos desportivos já adquiridos ou que venham a ser adquiridos, por qualquer uma das partes, para o território nacional".

A NOS e a Vodafone Portugal anunciaram hoje a celebração de um memorando de entendimento que define as "principais linhas" para a disponibilização recíproca de direitos de transmissão de eventos desportivos e a comparticipação nos custos associados.

Segundo fonte oficial da NOS, "além dos direitos do Benfica (canal e jogos em casa para a Liga NOS) - que passarão a estar disponíveis já na época de 2016/2017 -, o acordo prevê o acesso pelos operadores que subscreverem o acordo a todos os conteúdos desportivos já detidos ou que venham a ser detidos pelas partes, numa base de reciprocidade".

Este acordo prevê ainda a entrada dos restantes operadores - Meo (PT Portugal) e Cabovisão.

Questionada sobre se a NOS, operadora resultante da fusão da Optimus com a Zon, já está em negociações com aqueles dois operadores, fonte oficial disse: "Já demos os primeiros passos nesse sentido".

A operadora de telecomunicações liderada por Miguel Almeida recorda que, "desde o primeiro momento", defendeu a sua vontade de "assegurar as condições para a existência de um modelo de partilha do acesso a conteúdos desportivos pelos operadores, de modo a que estes estejam disponíveis a todos os portugueses".

"Este acordo é um passo determinante na concretização desse compromisso", adiantou a mesma fonte, salientando que a "Vodafone foi o primeiro operador com quem a NOS conseguiu um patamar de entendimento sobre os princípios de disponibilização recíproca de direitos e partilha de custos".