João de Deus, treinador da equipa B do Sporting, acredita que o médio escocês está a fazer o seu percurso nos "leões" e que precisa de tempo para crescer e maturar.

"É um jogador de futuro. (...) e está a cumprir o seu trajeto expectável". "É um belíssimo jogador, com 'cérebro'. (...) O processo de formação de um jogador não tem necessariamente de ser jogar seis meses na equipa B e depois transitar para a equipa principal. Se o Ryan, em vez de ser escocês, fosse português seria uma coisa normal", afirmou o técnico em entrevista ao jornal do Sporting.

O técnico considera que o centrocampista é "um bom jogador, um bom valor que o Sporting tem, mas que precisa de tempo para crescer e maturar". "Se olharmos com isenção e uma perspectiva técnica, percebemos que é o caminho que ele tem de seguir", argumentou o técnico, para quem a melhor posição para Gauld é o número '8'.

João de Deus também tece elogios a Daniel Podence e Francisco, jogadores que estiveram em destaque nesta edição da segunda Liga, considerando que Podence "um pouco mais adiantado no processo formativo "é muito objetivo a ir para cima dos adversários, no ataque à baliza. (...) Tem a capacidade para desequilibrar, é um miúdo atrevido".