A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Vitória de Guimarães, da I Liga de futebol, pretende aumentar o capital social dos 1,535 para os 4,5 milhões de euros, segundo parecer do Conselho Fiscal publicado na sexta-feira no sítio oficial.

O documento do órgão social explica que o crescimento do capital para um valor praticamente três vezes superior é "essencial" para que os vitorianos possam "apresentar capitais próprios positivos" e, assim, respeitar as "normas internacionalmente instituídas de 'fair-play' financeiro".

A proposta, que será discutida e votada na Assembleia-Geral da SAD, a 18 de junho, no pavilhão do clube, prevê ainda a manutenção de 40% das ações que o clube detém desde a constituição, a 10 de abril de 2013, "através da incorporação de 1,186 milhões de euros de suprimentos", que lhe permite ascender aos 1,8 milhões de participação.

O órgão social considera, no seu parecer, que a instituição vimaranense "apresenta já rácios financeiros que sustentam esta opção", dando aos "mercados" um "sinal importante de confiança" na capacidade da sociedade anónima desportiva em "remunerar convenientemente esse capital aplicado".

A SAD, cujo acionista maioritário é Mário Ferreira, empresário radicado na África do Sul, controla o futebol profissional do Vitória, que conta para a nova temporada com um novo técnico, Pedro Martins, e com os reforços Nolan Mbemba e Bongani Zungu, ambos médios, e Soares, avançado.