As Sociedades Anónimas Desportivas (SAD) de FC Porto, Benfica e Sporting gastaram nos primeiros nove meses desta temporada 133,7 milhões de euros em custos com pessoal, havendo um aumento de 18,8 milhões de euros em relação ao mesmo período na época passada.

Segundo escreve esta quinta-feira o diário Correio da Manhã, tendo como base os relatórios de contas das respectivas SAD, os três grandes do futebol português apresentaram uma média de quase 15 milhões de euros por mês só em salários, sendo que o FC Porto é o clube que melhor paga com gastos mensais de 5,95 milhões de euros, seguido de Benfica com 4,9 milhões de euros e Sporting com 3,97 milhões de euros por mês.

A SAD liderada por Pinto da Costa gastou um total de 53,3 milhões de euros entre julho de 2015 e março deste ano, mas ainda assim em comparação com o período homólogo conseguiu reduzir os gastos em 700 mil euros.

Já a SAD liderada por Luís Filipe Vieira registou um aumento de 1,9 milhões de euros em salários num total de 44,4 milhões de euros nos primeiros nove meses desta temporada.

No entanto, o maior aumento da folha salarial registou-se em Alvalade com a SAD do Sporting a apresentar uma subida de 97% nos custos com pessoal com um total de 35,8 milhões de euros nos primeiros nove meses desta temporada, o que significa um aumento de 17,6 milhões de euros.

De acordo com os relatórios de contas apresentados por FC Porto, Benfica e Sporting, as Sociedades Anónimas Desportivas dos três grandes do futebol português estão obrigadas a realizar importantes encaixes financeiros até ao final da temporada (30 de junho) de forma a evitar terminar a época com prejuízo.