A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) classificou esta quinta-feira como um “momento único” para as competições nacionais o facto de Portugal estar entre os seis países que vão receber testes para a implementação do vídeo árbitro.

“É um momento único para a Liga Portugal e para as nossas competições podermos estar presentes num projeto deste género, prosseguindo o nosso desígnio de modernização ao nível das tecnologias no futebol”, disse o presidente da LPFP, em declarações à assessoria de imprensa do organismo.

Pedro Proença explicou que “a intenção é implementar esta inovação na fase final da Taça CTT [Taça da Liga] da próxima época, seguindo o projeto de reestruturação e dinamização desta competição, sabendo que este é apenas o primeiro passo para que tal aconteça”.

A estreia desta tecnologia em Portugal vai ocorrer na Supertaça Cândido Oliveira, a 07 de agosto, no embate entre o tricampeão Benfica e o Sporting de Braga, vencedor da Taça de Portugal.

Os restantes nove jogos em solo luso serão também em encontros organizados pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), casos dos jogos dos quartos de final, das meias-finais e da final da Taça de Portugal.

Além de Portugal, também Austrália, Brasil, Alemanha, Holanda e Estados Unidos vão integrar esta primeira fase de testes durante a época 2016/17, em jogos oficiais e sem divulgação pública, sendo que a segunda está marcada para 2017/18, já de forma experimental e pública.