Os relatórios e contas que os três grandes do futebol português enviaram à CMVM revelaram o nível de endividamento atual dos clubes. Benfica, Sporting e FC Porto atingiram no final de março uma dívida global de 599,4 milhões de euros, o que equivale a 62% do valor total do passivo conjunto dos clubes (964 milhões, na mesma data).

Segundo realça esta sexta-feira o jornal A Bola, num artigo de quase duas páginas completas, os encargos dos três clubes para com a banca, por força do endividamento, atingiram os 33,5 milhões de euros no período entre julho de 2015 e março deste ano. Este valor equivale a mais de 3,725 milhões de euros por mês, referentes ao pagamento de juros e comissões à banca.

A SAD do Benfica é, de longe, aquela que soma mais encargos: os 'encarnados' acumularam 306,7 milhões de euros em empréstimos, o que implicou um gasto de 16,3 milhões de euros no período referido no anterior parágrafo. Mensalmente, a SAD benfiquista soma encargos de 1,8 milhões de euros.

Em segundo lugar no nível de endividamento está a SAD do FC Porto, que somava 157,5 milhões de euros em dívidas no final do mês de março. O valor implica encargos de 1,55 milhões de euros mensais, sendo que o principal financiador - e credor - dos 'dragões' é de momento o banco alemão IBB (Internationales Banhaus Bodensee), que emprestou 39,5 milhões de euros em contratos de 'factoring' ao clube 'azul-e-branco'. Isto inclui o adiantamento de 12 milhões de euros referentes ao pagamento da terceira tranche da transferência de Danilo para o Real Madrid. O FC Porto irá devolver o valor em questão ao IBB em julho, acrescido de juros.

Por fim, a SAD do Sporting acumulou uma dívida de 135,2 milhões de euros, sendo que este valor não inclui os 127,9 milhões referentes à emissão de Valores Mobiliários de Obrigações Convertíveis, ou VMOC. Os 'leões' pagaram 362 mil euros mensais em encargos financeiros, valor consideravelmente baixo em termos proporcionais e que se explica com as melhores condições concedidas pela banca ao clube de Alvalade, em comparação com Benfica e FC Porto.

Refira-se ainda que os três grandes tiveram prejuízo nos primeiros nove meses da temporada. O FC Porto teve um prejuízo de 37,9 milhões, o Sporting de 17,1 milhões e o Benfica de 9,4 milhões. Além disso, as SAD de Benfica e Sporting estão já em falência técnica, visto que o passivo é superior ao ativo.