Rui Pedro Soares afasta qualquer cenário que implica a descida de divisão do Belenenses, na sequência do ´Caso Mateus`.

Na tarde desta terça-feira, após a tomada de posse de Fernando Gomes como presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses disse aos jornalistas que o clube ainda está a analisar o acórdão do Tribunal Administrativo de Lisboa mas que não acredita numa despromoção do clube.

"Estamos a analisar. Quando houver alguma decisão iremos comunicar. Não faz sentido falar em descida de divisão do Belenenses. O acórdão diz que deve ser considerada nula a sentença de 2006. Em breve iremos dizer alguma coisa", garantiu.

Recorde-se que o Tribunal Administrativo de Lisboa deu razão ao Gil Vicente, anulando assim a decisão da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol que há dez anos decidiram pela descida de divisão dos gilistas, por considerarem que Mateus tinha sido mal inscrito pela formação de Barcelos. Na altura foi o Belenenses quem avançou com a queixa contra o Gil Vicente, com o clube do Restelo a ficar na I Liga em detrimento dos gilistas, depois de os de Belém terem sido despromovidos em campo.

A Liga de Clubes deverá tomar uma decisão em breve, sendo que neste momento há vários cenários em equação. Uma delas é a promoção do Gil Vicente já, passando a I Liga 2016/2017 a ter 19 clubes. Outra é manter o último clube que desceu na Primeira Liga, neste caso, o União. Mas o Portimonense, clube que ficou melhor posicionado entre os que não subiram de divisão na II Liga, defende que deverá haver uma liguilha entre eles e o União, tal como aconteceu quando o Boavista foi promovido na secretaria.