Os estudantes da licenciatura de Gestão do Desporto da Universidade Europeia estiveram na manhã de 8 junho nas instalações da Cidade do Futebol, sede da Federação Portuguesa de Futebol. Esta visita esteve integrada no plano de formação das disciplinas de Direito do Desporto e Desportos Coletivos do módulo Futebol.

O encontro começou com uma breve exposição conduzida pelo Dr. João Leal, Diretor do Departamento Jurídico, sobre as imensas atividades diárias inerentes às suas competências profissionais, tais como registos, processos disciplinares, transferências nacionais e internacionais, processos judiciais, contratos de formação, entre outros.

Posteriormente, o Dr. Daniel Ribeiro, Diretor da FPF, apresentou sucintamente o modelo de gestão da Cidade do Futebol, analisando as semelhanças e diferenças de outros casos internacionais de sucesso, como os de Clairefontaine da Federação Francesa de Futebol, e o St. George’s Park da Federação Inglesa de Futebol.

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar as mais recentes instalações de suporte técnico e logístico, passando pelas zonas de restauração, banhos e massagens, e respetivos relvados. Esta visita teve como objetivo último aproximar os conteúdos científicos das práticas profissionais de suporte à atividade profissional global de um gestor do desporto.