O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) assumiu hoje em Paços de Ferreira a vontade de realizar anualmente um jogo de homenagem ao falecido Paulo Paraty, um entusiasta dos 'amigáveis', envolvendo a comunidade prisional.

Luciano Gonçalves falou no final do encontro particular ganho hoje pelos árbitros de futebol a reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira (2-0), realizado no estádio Capital do Móvel e dedicado ao malogrado Paulo Paraty, e defendeu a realização anual deste particular, com uma nova denominação e maior abrangência.

"[Esta homenagem] Era mais do que merecida, por tudo o que [Paulo Paraty] deu, e era o mínimo que podíamos fazer. Espero que seja a primeira de várias e que todos os anos se faça este jogo, com o nome de 'O Jogo de Paulo Paraty', envolvendo toda a arbitragem, mas também alargar a participação aos jogadores e treinadores", disse Luciano Gonçalves.

Este tradicional jogo solidário, coorganizado pelos Estabelecimentos Prisionais de Paços de Ferreira e que tinha em Paulo Paraty um dos principais entusiastas, juntou no relvado sintético do clube da I Liga de futebol várias dezenas de pessoas, parte delas familiares dos reclusos.

O pontapé de saída coube ao pai do falecido árbitro, Armando Paraty, e no jogo participou também o emocionado irmão, Pedro Paraty.

"Este era o evento em que o Paulo, em vida, depositava grande energia e esta é a forma que eu e a família encontrámos para manter o legado que nos deixou. Este era um dia especial também para ele, que fazia sempre questão de estar cá, participar na organização e conviver com estas pessoas", disse Pedro Paraty à comunicação social.

Pedro Proença, ex-árbitro e atual presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, estava anunciado no programa, mas não esteve presente no evento e escapou, assim, às questões dos jornalistas sobre os temas quentes do futebol luso, como o alargamento da I Liga ao Gil Vicente e definição dos quadros competitivos.

O antigo árbitro internacional Paulo Paraty morreu no passado dia 04 de maio, aos 53 anos, vítima de doença prolongada.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.