O Rio Ave, da I liga portuguesa de futebol, iniciou hoje a preparação da temporada 2016/17 ainda com muitas indefinições no plantel.

Neste primeiro dia da época, reservado a exames médicos, apresentaram-se apenas 17 jogadores, e sem nenhum reforço a integrar este lote.

Aliás, o primeiro reforço para a nova época foi apenas hoje anunciado oficialmente, com o presidente do clube, António Silva Campos, a confirmar a contração do extremo português Gil Dias.

O jogador, de 19 anos, que na época passada atuou no Varzim, da II Liga, por empréstimo do Mónaco, será igualmente cedido por uma temporada, agora para o emblema vila-condense.

Sobre o facto do clube estar pouco ativo no mercado durante o defeso, o líder do Rio Ave garantiu que os jogadores pretendidos já estão identificados.

"Temos mantido o núcleo duro da equipa, e isso facilita muito composição do plantel, porque apenas precisamos de fazer contratações cirúrgicas. Já temos os jogadores identificados, mas não nos vamos precipitar", partilhou o dirigente.

António Silva Campos aponta para que sejam necessárias fazer "quatro a cinco contratações", considerando que pelas diversas competições em que o Rio Ave estará envolvido é necessário "um plantel forte e equilibrado".

"Além do campeonato, da Taça de Portugal e da Taça de Liga, acredito que vamos conseguir apurar-nos para a fase de grupos da Liga Europa, e precisamos de um plantel que possam estar à altura de todos esses desafios", apontou o líder do emblema da foz do Ave.

Para a nova temporada, além do apuramento para a fase de grupos da Liga Europa, que o dirigente considera "muito importante para a obtenção de receitas", António Silva Campos quer repetir as ambições da época anterior.

"Queremos fazer um bom campeonato, estar entre os oitos primeiros e piscar o olho a mais uma qualificação para Europa e ir o mais longe possível nas Taças", partilhou.

O orçamento para o futebol profissional para 2015/2016 terá o mesmo valor das épocas anteriores, a rondar os 4,5 milhões de euros.

Também presente neste primeiro dia de trabalho esteve André Vilas Boas, um dos capitães de equipa, que recentemente renovou o seu contrato por mais uma época.

"Quero continuar a ajudar no crescimento do clube, podendo ser um exemplo para os mais novos, e contribuir para que possamos atingir os objetivos, que no imediato passam pela qualificação para a fase de grupos da Liga Europa", disse o defesa, que vai completar a 13.ª temporada no Rio Ave.

Quanto ao plantel, além das indefinições nos reforços, o clube está ainda negociar as renovações com os defesas Lionn e Edimar, com o ponta de lança Hélder Postiga.

Destaque, ainda, para integração dos ex-juniores Tiago André, Jaiminho, Iuri e Vitó nos trabalhos da pré-época

Plantel provisório do Rio Ave para 2016/17:

- Guarda-redes: Cássio, Rui Vieira e Carlos André

- Defesa: Pedrinho, Roderick, Tiago André, Silvério, Nélson Monte, André Vilas Boas, Aníbal Capela e Marcelo.

- Médios: Vitó, Iuri, Tarantini, Rafa, Wakaso, Abalo, Krovinovic, João Novais e Pedro Moreira.

- Avançados: Gil Dias (ex-Varzim) Jaiminho, Yazalde, Zé Pedro, Kizito, Guedes e Ronan.

Treinador: Nuno Capucho (ex-Varzim).

Saíram: Ukra, Bressan, Kayembé, Héldon, Kuca e Pedro Paulo.