O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, garantiu hoje que os atletas sem clube terão todas as condições para voltaram rapidamente à competição no estágio do jogador, sublinhando que haverá também cursos de formação.

"Acima de tudo, mais do que as expectativas, é o sentimento de dever cumprido que importa neste momento ter. Nós procuramos dar condições aos jogadores que estão sem contrato, em transição para um novo clube ou desempregados, com condições desportivas, de treino, de jogo e condições formativas para se qualificarem para uma nova atividade. É esse o dever que o sindicato tem assumido", começou por dizer o presidente na conferência de imprensa de apresentação do 14.º estágio do jogador.

O dirigente frisou que este estágio "é um projeto de responsabilidade social, no qual, além do sindicato, um conjunto de parceiros têm ajudado para que seja um sucesso".

Sobre a equipa técnica que orientará os jogadores entre 27 de junho e 31 de Agosto, Joaquim Evangelista elogiou o antigo futebolista Luís Boa Morte, que será o treinador, juntamente com o técnico João Alves.

"Estou convencido que o facto de termos o João Alves e o Luís Boa Morte será apelativo para os jogadores. Podem dar bons conselhos e acrescentar valor aos jogadores que já possam ter. Assim, mais jogadores se associarão e estarão presentes no estágio", explicou.

Evangelista abordou o tema do desemprego na modalidade, referindo a obrigatoriedade dos pais avisaram os filhos para a curta carreira.

"O problema do desemprego é uma realidade e este espaço procura minimizar o que é real. Que os pais alertem os filhos para essa circunstância, pois torna-se muito mais difícil quando se cria essa ilusão que não corresponde à realidade. Muitos jogadores não assumem a condição de desempregados", referiu.

O presidente do SJPF manifestou ainda a necessidade "dos jogadores terem mais competências que não só as desportivas”, ressalvando as "qualificações que permitem iniciar uma nova atividade" além do futebol.

Quanto à prestação da ‘equipa das quinas’ no Euro2016, Evangelista mostrou-se esperançoso nos melhores resultados, reiterando a boa competitividade do campeonato que está a decorrer em França.

"Sou otimista. Eu gosto de sonhar alto e se o tombo for grande a seguir temos que nos levantar. Não é um campeonato fácil mas vamos continuar a acreditar e, acredito sobretudo, no talento dos nossos jogadores", concluiu.

A 14.ª edição do estágio do jogador realiza-se de 27 de junho a 31 de agosto, no Complexo Desportivo do Jamor, em Lisboa.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.