O FC Porto regressou hoje ao trabalho com algumas caras novas e ainda várias indefinições no plantel de futebol, embora com a certeza de que já não vai contar com o guarda-redes Helton.

O Centro de Estágios do Olival voltou a abrir portas para o início dos trabalhos do FC Porto versão 2016/17 e Nuno Espírito Santo, novo técnico dos ‘dragões’ teve, pela primeira vez, um contacto mais ativo com o plantel com o qual vai trabalhar. Nesta primeira sessão, pisaram o relvado do campo principal do complexo de treinos 29 jogadores.

Nesse grupo, contam-se três reforços. Felipe, defesa central brasileiro que veio Corinthians, João Carlos Teixeira, médio português que o FC Porto contratou ao Liverpool, e Zé Manuel, avançado vindo do vizinho Boavista.

Além das três caras novas, contabilizam-se ainda vários regressos que, pelo menos, vão fazer parte do grupo durante a pré-temporada ‘azul e branca’, como Ricardo, Andrés Férnandéz, Juan Quintero, Ótavio, Josué, Rafa, Gonçalo, Hernâni e Ivo Rodrigues.

Com autorização do clube para não se apresentarem, ficaram de fora da lista às ordens de Nuno Espírito Santo o defesa central Chidozie e o avançado Aboubakar, embora este deva juntar-se ao grupo ainda hoje.

Os jogadores que estiveram ou estão ao serviço das respetivas seleções e que chegarão mais tarde são Herrera, Layún, Corona, Diego Reyes, Raul Gudiño (México), Maxi Pereira (Uruguai), Casillas (Espanha) e Danilo (Portugal).

De fora da lista está também Maicon, jogador sobre o qual o presidente do FC Porto, Pinto da Costa, afirmou que iria, com toda a certeza, regressar ao Dragão.

O defesa está cedido ao São Paulo e o contrato de empréstimo termina a 30 de junho, sendo que deverá juntar-se ao grupo nessa altura, apesar de o clube brasileiro estar a tentar contratar o jogador.

O FC Porto vai deslocar-se à Alemanha neste defeso para realizar, entre os dias 15 e 28 de julho, o estágio de pré-época, que vai acontecer na cidade de Kamen, próxima de Dortmund.

Durante esse tempo, os dragões vão realizar quatro partidas de preparação frente ao Vitesse (Holanda), o PAOK (Grécia), PSV (Holanda) e o Bayern (Alemanha).

Plantel provisório do FC Porto para a época 2016/17:

- Guarda-redes: Andrés Fernández (ex-Granada/Esp), José Sá, Ricardo Nunes (ex-Vitória de Setúbal), Iker Casillas, Raul Gudiño (ex-União da Madeira).

- Defesas: Felipe (ex-Corinthians/Bra), José Ángel, Marcano, Martins Indi, Rafa (ex-Académica), Víctor García, Layún, Diego Reys (ex-Real Sociedad/Esp), Maxi Pereira.

- Médios: André André, Evandro, Francisco Ramos, João Teixeira (ex-Liverpool/Ing), Josué (ex-Sporting de Braga), Omar Govea, Otávio (ex-Vitória de Guimarães), Quintero (ex-Rennes/Fra), Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Herrera, Danilo Pereira.

- Avançados: André Silva, Brahimi, Alberto Bueno, Gonçalo Paciência (ex-Académica), Hernâni (ex-Olimpiakos/Gre), Ivo Rodrigues (ex-Arouca), Marega, Suk, Varela, Zé Manuel (ex-Boavista) e Corona.

Treinador: Nuno Espírito Santos (ex-Valência).

Saíram: Helton.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.